EM SEMINÁRIO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DOS MUSEUS
Fundão a pensar os museus homenageia Hugues de Varine
A ação educativa em museus comunitários é o tema que estruturará o seminário que o Conselho Internacional de Museus (ICOM) Portugal, em conjunto com o ICOM Europa, organização mundial dos museus e dos profissionais de museus, realiza no Fundão, entre 24 e 26 de junho, com o apoio da Câmara do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro.
O seminário encontra-se no espírito das missões do ICOM e procura estabelecer e analisar a relação entre museus, comunidades e educação, principalmente em territórios de baixa densidades.
Memória e comunidade ou como os museus se podem transformar em plataformas culturais para que as pessoas possam entender o valor do património.
Educação e comunidade ou como os museus e as escolas podem desenvolver estratégias participativas para dar voz à comunidade local e o património como expressão de diferentes culturas e migrações serão alguns dos temas que serão abordados durante estes três dias que percorrerá a sede das aldeias do xisto na Barroca, Castelo Novo, a Casa do Bombo de Lavacolhos, o Cabeço do Peão, a Casa das Memórias António Guterres, entre outros locais da oferta museológica do Concelho.
Hugues de Varine, Luís Raposo, Mário Moitinho, Mário Antas, Pedro Salvado, Fernando Paulouro, Maria Beatriz Rocha Trindade, Olaia Fontal Merillas, Agostinho Janeira, Miguel Feio, Rosalia Vargas, Luís Mota Figueira, Dina Ramos, Moana Sampos Soto, Lola Alvarez, Jorge Torres, Carla Augusto, Filomena Barata, Rui Simões, Miguel Fereira, Ana Julia Yanase de Rezende, Ana Marcela Villalpando Aranda, Nuno Francisco, Bruno Navarro, Silvia Garcia Ceballos, Maria do Carmo Mendes, Andreia Filipa Conceição, Eduardo Cunha, Mónica Cardoso e Eunice R. Lopes serão alguns dos intervenientes.
Homenagem a nome maior
da museologia mundial
O seminário começa segunda-feira, 24 de junho, às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara do Fundão, com a sessão de reconhecimento e a entrega da Medalha de Ouro do Fundão a Hugues de Varine, múseólogo de renome mundial, grande conhecedor das realidades culturais do território que o Fundão centra.
Hugues de Varine foi diretor do Conselho Internacional de Museus (ICOM), de 1965 a 1974, dando continuidade ao trabalho desenvolvido até então por Georges Henri Rivière, seu primeiro diretor, na França. É o criador do termo ecomuseu, ideia que surgiu a partir do esforço em gerar um novo termo para abarcar as formas experimentais de museus que seriam teorizadas no pensamento acerca da Nova Museologia, desenvolvida, nos anos 80, sob sua influência. Entre 1982 a 1984, dirigiu o Instituto Franco-Português de Lisboa, tendo colaborado com o Museu de Castelo Branco, na direção de António Salvado.