NAS CONVERSAS NA CIMBB
António Manuel Ribeiro testemunha sobre stalking
A segunda conferência promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), inserida no ciclo Conversas na CIMBB, foi debatido o tema do stalking, uma forma de violência que se caracteriza por perseguição e assédio frequentes.
A iniciativa, que se realizou dia 13 de junho, contou com a presença de António Manuel Ribeiro, vocalista e fundador dos UHF, que partilhou o seu testemunho como vítima de um mediático caso de stalking, o primeiro julgado e condenado em Portugal.
António Manuel Ribeiro afirmou que “vir até Castelo Branco para participar nesta conversa é, para mim, um dever cívico” e descreveu “os anos de pesadelo” que viveu e que detalhou no livro És Meu, Disse Ela. O músico aponta como principal desafio “criar mecanismos que aumentem a proteção às vítimas, enquanto os processos decorrem na justiça”.
No encontro interveio também a psicóloga clínica Teresa Raquel Pinho que contextualizou o fenómeno do stalking, com uma exposição clara e pedagógica. A especialista acrescentou que “mais importante do que reforçar a legislação é necessário educar para a gestão das emoções e treinar o relacionamento com os outros. A educação é a raiz da transformação cultural da sociedade”.
Por seu lado, o secretário executivo da CIMBB, Hélder Henriques, considera que “é com iniciativas destas que cumprimos o desígnio de tornar a Beira Baixa um território cada vez mais educador”, tendo manifestado satisfação por este encontro contribuir para sensibilizar a sociedade para o fenómeno do stalking, que atinge pessoas de todas as idades.
A iniciativa terminou com um momento musical com António Manuel Ribeiro.