A ESSÊNCIA DA COR
Manuel Cargaleiro homenageado na Covilhã
O pintor e ceramista Manuel Cargaleiro foi homenageado dia 11 de maio pela Câmara da Covilhã, cidade que acolheu desde o dia 23 de março na galeria tinturaria a exposição A essência da cor.
A homenagem teve início na Casa da Cultura Marmelo e Silva, na Freguesia do Paúl, com intervenções do curador do espaço cultural, Nelson Marmelo e Silva e dos jornalistas António Melo e António Valdemar.
O tributo ao artista continuou no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã, onde o presidente Vítor Pereira teceu elogios ao trabalho de “ uma figura ímpar no panorama artístico, como é o mestre Cargaleiro”.
A tarde de homenagem ficou marcada por vários momentos musicais interpretados pelas Adufeiras da Casa do Povo do Paúl, Coro do Orfeão da Covilhã e pelo fado na voz de Celina Gonçalves acompanhada na guitarra portuguesa por Hugo Ramos.
O mestre Cargaleiro agradeceu sensibilizado o reconhecimento do município e no final acompanhou os participantes na cerimónia numa visita guiada à exposição da Tinturaria, que acolheu até dia 11 de maio, cerca de 60 gravuras do artista e colchas de patchwork da sua mãe, Ermelinda Cargaleiro.