AGRÁRIA RECEBE CERIMÓNIA
Prémios do concurso Os Nossos Avós eram Cientistas são entregues
O Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) realiza no próximo sábado, 25 de maio, a partir das 15 horas, no auditório da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, a cerimónia de entrega de prémios da quarta edição do concurso Os Nossos Avós eram Cientistas.
Recorde-se que este concurso é uma competição nacional destinada a crianças que frequentam o ensino Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo incentivar o gosto pela ciência e a sua aplicação em técnicas usadas pelos seus avós e bisavós nas suas atividades diárias.
Os participantes são desafiados a entregar um trabalho com a apresentação de uma tradição, explicada em termos científicos, acompanhada de uma história original sobre essa mesma tradição. Os trabalhos são depois avaliados por um júri externo, composto por educadores/professores e investigadores de ciências, em termos da profundidade e adequação da pesquisa realizada ao nível etário das crianças, da correção científica da explicação, da criatividade da história e ainda no domínio da língua portuguesa, neste caso apenas para os estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este ano, foram premiados 12 trabalhos, dos quais quatro com menção honrosa, sendo seis de jardins de infância e seis do 1 Ciclo.
No jardim de infância as temáticas, muito diversas, passaram pela secagem do bacalhau, das salinas, do pão aos moleiros, não esquecendo o queijo, o feijão e até os sapateiros.
No 1º Ciclo, as temáticas passaram pela alimentação, doce e salgada, pelos fornos de cal, pela propriedade purificadora do carvão ativado e até por uma fotocopiadora wireless.
As instituições premiadas são de várias zonas do País, incluindo Castelo Branco Fundão e Sertã.
As coordenadores do concurso afirmam que “foi interessante notar a diversidade de temáticas e o envolvimento crescente de crianças, educadores, professores e dos agrupamentos de escolas. A valorização de aspetos culturais e o facto de o concurso apelar à interação muito positiva entre gerações, com particular relevância para a interação entre avós e netos, crianças e idosos, são pedras angulares para o sucesso do concurso”.