ENTRE 907 CANDIDATURAS
Sete doces do Distrito selecionados para as 7 Maravilhas Doces de Portugal®
Os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, Sertã; as Cavacas da Covilhã; os Coscoréis da Sertã; o Fidalgo de Cherovia da Covilhã; as Filhós da Sertã; o Folar de Cereja de Ouro do Fundão; e a Tigelada de Proença-a-Nova, são os sete doces do Distrito de Castelo Branco selecionados nas finais distritais.
Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® estão selecionados os 140 doces das finais distritais que serão votados pelo público.
O painel de especialistas votou, pela segunda vez, para identificar os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal® . Agora esta lista foi reduzida a 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final de 140 doces que avançam para votação do público.
O painel de especialistas é constituído por 140 personalidades, sete de cada distrito e regiões autónomas.
Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Uma novidade desta edição é a existência de um grande júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do grande júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.
A gala finalíssima decorre a 7 de setembro e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados serão eleitos sete doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.