| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

15 de maio de 2019

RESERVAS DA BIOSFERA
Protocolo promove o desenvolvimento

A Secretaria Geral do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e as 11 reservas da biosfera portuguesas, assinaram esta terça-feira, 14 de maio, no Salão Nobre da Câmara de Castelo Branco, um protocolo de colaboração para o desenvolvimento do projeto Promover o Desenvolvimento dos Territórios das Reservas da Biosfera portuguesas, enquanto territórios vivos de sustentabilidade, que será financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE – EEAGrants) e pelo Fundo Ambiental.
A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado da Conservação da Natureza e Ordenamento do Território, Célia Ramos, do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, e do presidente do ICNF, Rogério Rodrigues, bem como com os testemunhos de responsáveis de Reservas da Biosfera de Portugal e intervenções da presidente do Comité Nacional MAB Unesco, Anabela Trindade, e da secretária-geral do Ambiente e da Transição Energética, Alexandra Carvalho.
O financiamento total deste projeto, no valor de 2.200.000 euros, será direcionado à elaboração de planos locais de desenvolvimento sustentável baseados nos recursos endógenos e na avaliação dos serviços dos ecossistemas, ao desenvolvimento de um sistema de indicadores de monitorização do desenvolvimento sustentável nas Reservas da Biosfera, à elaboração de um Plano de Comunicação e de material de divulgação, à transferência de conhecimento e capacitação, à realização de ações de consciencialização e à partilha de experiências através de cooperação nacional e internacional entre as Reservas da Biosfera da Rede Mundial. A concretização destas ações contribuirá significativamente para o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como para a concretização efetiva do Plano de Ação de Portugal 2018-2025 para as Reservas da Biosfera (aprovado em novembro de 2018).
Depois desta sessão, o Comité MAB UNESCO de Portugal, presidido pelo ICNF e em conjunto com as entidades e associações nacionais que gerem as 11 Reservas da Biosfera portuguesas, efetua a oitava reunião formal, que decorre esta terça e quarta-feira, 14 a 15 de maio. Reunião que inclui visitas à área da Reserva da Biosfera Transfron-teiriça do Tejo/Tajo Internacional, contactos com as parcerias existentes e a discussão de temas prementes para estes territórios nacionais distinguidos pela UNESCO e integrados na Rede Mundial de Reservas da Biosfera.
As Reservas da Biosfera, classificadas pelo Programa MAB (Man and the Biosphere) da UNESCO, (atualmente 686 distribuídas por 122 países) são áreas piloto e laboratórios de sustentabilidade à escala global, onde se promovem iniciativas inovadoras e a transferência de conhecimento para outros territórios. São também espaços de apoio ao desenvolvimento de práticas e estratégias nas áreas do desenvolvimento sustentável e das alterações climáticas. O envolvimento dos atores locais em todo o processo, desde a candidatura até à gestão, é uma condição necessária.

15/05/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video