FERNANDO DIAS
25 de Abril de alto nível
Foi bonita a festa, como cantou Chico Buarque.
Foi bonita a festa que comemorou os 45 anos do 25 de Abril em Oleiros.
Numa noite chuvosa e fria, as comemorações tiveram o calor das intervenções políticas, o aconchego da excelente música da Academia de Musica de Coimbra, a participação bonita de algumas crianças e do grupo coral da Universidade Sénior de Oleiros e ainda a excelente declamação de dois poemas por Filomena Pedroso.
O programa foi totalmente cumprido, tendo começado, no exterior, com a cerimónia de hastear a bandeira nos paços do concelho, ao som da fanfarra dos bombeiros voluntários.
A tenda utilizada no Festival do Cabrito Estonado foi bem adaptada ao evento e a “sala” registou uma excelente moldura humana.
No final, os presentes mostraram a sua satisfação pela qualidade do espetáculo e pela importância e dignidade desta iniciativa.
As intervenções políticas estiveram a cargo de dois elementos da Assembleia Municipal, Regina Fernandes (PSD) e Fernando Dias (NÓS CIDADÃOS) e de Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal.
Os dois eleitos do PSD, Regina Fernandes e Fernando Jorge, visaram o poder central e o atual governo em particular, responsabilizando-os pelo abandono do interior e pelas políticas de favorecimento ao litoral. Um e outro aproveitaram o momento para criticar o governo do PS, o qual acusaram de tratar o interior de forma desigual em relação ao litoral do país, concluindo que essa é a razão da nossa situação atual.
Fernando Dias destacou o despovoamento do concelho como o maior problema de Oleiros. Contrapôs a chegada da democracia com a debandada de residentes e sugeriu que se unissem os esforços de todos para estudar e combater este fenómeno. Referiu que as medidas já tomadas têm sido claramente insuficientes, convidando os presentes a analisarem os dados estatísticos relativos à população, ao número de alunos e à criação de empresas.
O espetáculo musical que preencheu a última parte do evento, foi preenchido maioritariamente com canções de José Afonso, Sérgio Godinho e de outros músicos que marcaram o antes e o depois do 25 de Abril de 1974. A “Grândola vila morena”, um dos momentos bonitos da noite, envolveu o coro, as crianças, os músicos e boa parte do público presente. Foi bonita a festa dos 45 anos do 25 de Abril em Oleiros.