8 de maio de 2019

António Tavares
Editorial

A biosfera é o tema que vai centrar as atenções durante dois dias, em Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, uma vez que dias 14 e 15 de maio, estes três concelhos acolhem a 8ª Reunião do Comité Nacional para o Programa Man & Biosphere (MaB) da UNESCO, Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Tejo/Tajo Internacional.
Recorde-se que a biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do Planeta Terra, sendo, por isso, o maior nível de organização ecológica.
Por isso mesmo, num Planeta Azul cada vez mais poluído, debaixo da mira do aquecimento global, de onde resultam as temidas alterações climáticas, este é um tema que deve estar na primeira linha em termos de discussão, obviamente a nível global, mas, claro está, também a nível local.
Afinal é resultado de uma biosfera saudável que a vida existe na Terra e depende também da biosfera termos qualidade de vida.
Este é pois um tema de maior importância, embora seja uma questão relativamente à qual não existem grandes preocupações e chega mesmo a ser desvalorizada, em nome da evolução humana. Algo que é imperioso inverter em nome da sobrevivência.
Por isso, este encontro ganha uma importância acrescida, tanto mais que logo no primeiro dia, 14 de maio, é assinado um protocolo de colaboração, que tem como finalidade desenvolver o projeto Promover o Desenvolvimento dos Territórios das Reservas da Biosfera portuguesas, enquanto territórios vivos de sustentabilidade.

08/05/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video