Plano Operacional Municipal da Sertã está aprovado
O Salão Nobre dos Paços do Concelho da Sertã recebeu, dia 12 de abril, a reunião da Comissão de Defesa da Floresta. Na abertura dos trabalhos da reunião, na qual o Plano Operacional Municipal da Sertã relativo ao ano de 2019 foi aprovado, por unanimidade, o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, deu as boas vindas às várias entidades presentes, referindo a importância da sua colaboração e articulação na prevenção e combate aos incêndios.
O Plano Operacional Municipal enumera e detalha os recursos humanos, recursos materiais e meios complementares de apoio ao combate a incêndios, no que concerne ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no âmbito municipal. Para além da aprovação do referido plano, foi apresentado o Relatório Anual de Execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios referente a 2018, o Relatório de Atividades 2018 e o Plano de Atividades para 2019 das equipas de Sapadores Florestais.
Em cima da mesa esteve também o Regulamento Municipal de Uso do Fogo e Limpeza de Terrenos, concretamente a análise das sugestões e contributos decorrentes da consulta pública da proposta daquele regulamento.
A reunião contou com as presenças de representantes das duas corporações de bombeiros do Concelho, da Sertã e de Cernache do Bonjardim, de representantes das juntas e uniões de freguesia do Concelho da Sertã, da Guarda Nacional Republicana GNR da Sertã, SEPNA, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e da Aproflora - Associação de Produtores Florestais.