| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

13 de março de 2019

Percursos de observação de aves são inaugurados

A Câmara de Castelo Branco promove nos dias 29, 30 e 31 de março a iniciativa Birdwatching Castelo Branco. Assim, observadores de aves de todo o País, serão convidados a realizar diversos percursos à descoberta das aves, das paisagens e dos habitats de Castelo Branco. A iniciativa culminará com uma exposição fotográfica a realizar posteriormente, documentando os diferentes momentos do evento, bem como algumas das espécies observadas.
Considerando o elevado, e amplamente reconhecido, potencial do Concelho de Castelo Branco em termos de património natural e biodiversidade, a Câmara está empenhada em desenvolver com os agentes e atores locais uma estratégia para tornar Castelo Branco um destino de referência para o birdwatching em Portugal.
Recorde-se que o ecoturismo ou turismo de natureza é um conceito muito vasto, que abarca um grande número de atividades no âmbito daquilo a que a International Ecotourism Society – TIES (1990), define como “ viagens a áreas naturais que conservam o ambiente e contribuem para o bem-estar das populações locais”.
Neste mercado generalista a observação de aves constitui o mercado especializado mais popular, que envolve a deslocação de milhares de pessoas, em viagens de curta ou longa distância.
Na Europa existem já algumas companhias especializadas que oferecem diversas escolhas à escala global, por outro lado há muitas pequenas empresas a operar a um nível regional e local. As áreas protegidas e associações de conservação ou gestão de áreas com interesse natural, têm vindo também gradualmente a criar estruturas de alojamento e interpretação destinadas aos observadores de aves, e as autoridades nacionais e regionais com competências no turismo têm vindo a desenhar estratégias para o ecoturismo, nas quais a observação de aves surge como um dos grandes focos.
Portugal não tem estado à margem desta realidade e destas oportunidades de negócio, tendo o Turismo de Portugal criado diferentes mecanismos de apoio e, incentivos a ideias e projetos enquadráveis na oferta de Turismo de Natureza, muitos dos quais abarcam a área do birdwatching.
O programa começa dia 29, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, onde, entre as 18 e as 23 horas decorre a entrega de documentação, sendo que entre as 21h30 e as 22h30 são apresentados os per- cursos.
Dia 30, às oito horas, realiza-se uma visita guiada aos percursos de observação de aves, que termina às 17 horas. Das 21 horas às 22h30, na Biblioteca Municipal realizam-se palestras sobre birdwatching, turismo e desenvolvimento local. De referir, que ao longo do dia se realiza um programa cultural alternativo, destinado a acompanhantes.
Dia 31 o programa começa às nove horas, com a uma visita à Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco. Às 10h30 realiza-se uma visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) de Castelo Branco, sendo que às 11 horas é apadrinhada e libertada uma ave. O programa termina depois das 12h30, com um almoço, na Senhora de Mércoles.

13/03/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video