| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

13 de março de 2019

A PALAVRA DO DIRETOR - JOÃO CARLOS ANTUNES
Nos 30 anos de Gazeta, uma reflexão

AntunesFoi há trinta anos que uma equipa jovem e ambiciosa, alimentada pela alma e saber fazer dos meus amigos Afonso Camões e Joaquim Duarte que este jornal saiu para a rua decidida a transformar o panorama da Imprensa da nossa região. Era uma época em que se vivia uma certa euforia na Comunicação Social com as televisões privadas já em processo de gestação e a um passo de alterar para sempre o panorama da televisão e particularmente da informação em Portugal. Foi o momento certo para que este projeto nascesse e rapidamente se impusesse como referência na informação regional e bastas vezes citada mesmo na Comunicação Social nacional.
Por isso foi de forma natural que cinco anos depois do nascimento, em 1994, o nosso jornal tivesse sido distinguido com o prestigiado prémio Gazeta para a Imprensa Regional.
Crescemos, fomos à luta, enfrentámos crises, vimos passar pelos palcos autárquicos do Distrito muitas personalidades que nos respeitaram pela independência, frontalidade e transparência. Neste percurso de 30 anos a Imprensa regional em geral tem enfrentado muitos escolhos que tornaram bem mais difícil a sua independência e ditaram em muitos casos o encerramento. Lembramos o fim do porte pago que implicou um acréscimo de custos mensais de muitas centenas de euros. Uma medida muito injusta para o jornalismo de proximidade que vai ao encontro das notícias da nossa rua, da nossa aldeia, da nossa cidade e que as leva às comunidades de emigrantes espalhadas por esse Mundo fora. E foi a crise económica que atravessou vários anos e encurtou os orçamentos publicitários até hoje. E finalmente foi a expansão do universo digital que habituou o leitor ao acesso a conteúdos gratuitos. Por tudo isto, é fácil perceber que a vida de um jornal não está fácil, perceção que também tem o presidente Marcelo e que ainda há muito pouco tempo o levou a pedir ao Governo a tomada urgente de medidas de apoio, no reconhecimento da importância para a democracia da existência de uma Imprensa livre e pluralista que faça frente às fake news, que são o cancro da democracia e o alimento do populismo.
E agora, nestes maduros trinta anos só nos resta agradecer a confiança que os leitores e os anunciantes têm depositado em nós.

13/03/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video