| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

6 de março de 2019

João Carlos Antunes
Apontamentos da Semana...

UMA MÃO CHEIA DE NADA FOI O QUE DONALD TRUMP TROUXE DA CIMEIRA COM O LÍDER DA COREIA DO NORTE, Kim Jong-Un, no Vietname. Foi um encontro de show of, inenarrável a viagem imperial de comboio de Kim até ao local do encontro, que serviu para dar ainda maior protagonismo ao ditador do país mais fechado do Mundo, e que parece ter em Trump um dos únicos lideres mundiais que acredita nas suas manhosices, de tão amigos que eles são. Mas foi claramente uma cimeira que serviu para o presidente dos Estados Unidos tentar desviar as atenções internas sobre as suas dificuldades com a justiça e as declarações explosivas e mesmo nada abonatórias do seu ex-advogado, Michael Cohen, que testemunhou sob juramento numa comissão parlamentar, onde depois de se sentir envergonhado de lhe ter sido fiel durante 12 anos, acusou o seu antigo patrão de ser racista, vigarista e trapaceiro. É obra… E ainda garante ter provas de que ele estava a par do envolvimento da Rússia nas eleições que ditaram a sua eleição e é bom não esquecer que está para breve a apresentação do relatório de Robert Muller sobre o “conluio russo” que se adivinha estar a deixar nervoso o presidente. Mas voltando à cimeira, a vergonha deste triste episódio é a prova da desprezível preparação diplomática para ocupar o cargo de chefe do país mais poderoso do Mundo. O Mundo que ele só vê à volta do seu umbigo. Porque só assim iria para uma cimeira onde não houve tempo, se calhar nem vontade, de os diplomatas e conselheiros fazerem o seu trabalho, que levaria necessariamente à assinatura de um acordo. Kim Jong-Un deve-se ter rido bastante…

QUEM NÃO TERÁ VONTADE DE RIR SERÃO OS BRITÂNICOS. Muitos sentirão vergonha dos políticos que com ou sem mentiras os levaram para o Brexit sem a menor ideia do que teriam de fazer no dia seguinte. Agora, a menos de um mês da data da saída, não se vislumbra solução para o processo que corre o risco de ser uma saída dura, não negociada, fato que, a acontecer, trará o caos social e económica às ilhas com consequências muito nefastas para a Europa. Claro que os lideres que no referendo lutaram com todas as armas, incluindo as falsas informações, já lá não estão, foram à sua vida, que tinham mais que fazer. Um deles, homem de negócios, dos mais ricos do Reino Unido, para grande escândalo dos cidadãos até já mudou a sede das empresas para este lado, para um país da Comunidade Europeia, não vá o Diabo tecê-las. Entretanto, cada vez é mais corrente a ideia de se fazer a extensão do prazo até 2021. E o líder trabalhista até já não põe de parte a hipótese de se fazer novo referendo, algo que por enquanto a senhora May recusa liminarmente.

E CÁ POR CASA, CONTINUA A NOVELA NETO DE MOURA que agora ameaça processar todos os políticos, humoristas, jornalistas e sei lá quem mais que tiveram o desplante de o criticar nas sentenças que proferiu em termos que terão de envergonhar a justiça deste país e só nos admiramos de o presidente do Sindicato dos Juízes vir também a público defender o seu colega juiz desembargador. Como devem calcular, humoristas como Bruno Nogueira, João Quadros ou Ricardo de Araújo Pereira já devem tremer do medo de enfrentar a criatura.

06/03/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
21/09
Encontro temático de colecionismoRua da Cancelinha, Castelo Branco
tituloNoticia
22/09
4 Estações ~ 4 ConcertosCasa de Santo António, São Miguel de Acha
18/09 a 26/10
TerraRua de Santa Maria, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video