30 de janeiro de 2019

SECRETÁRIO DE ESTADO DAS FLORESTAS
Trabalho dos sapadores florestais elogiado

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, esteve dia 25 de janeiro a acompanhar os trabalhos de limpeza na rede primária de defesa da floresta contra incêndios pela Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), perto da aldeia das Fórneas, zona onde convergem os limites dos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Castelo Branco.
O governante, acompanhado pelos presidentes das câmaras de Proença-a-Nova e Oleiros, João Lobo e Fernando Jorge, respetivamente, e pelos técnicos dos Gabinetes de Proteção Civil e Florestas dos dois concelhos, valorizou “o trabalho desenvolvido no ano passado entre a Secretaria de Estado e as comunidades intermunicipais do País para a criação destas brigadas de sapadores florestais”. Refira-se que até agora estão constituídas 19 brigadas que, este ano, realizarão limpeza em 1.500 quilómetros da rede primária a nível nacional. Miguel João de Freitas enaltece que “graças a esse trabalho, já foi possível planear em conjunto com todos os municípios da CIMBB quais as intervenções a serem feitas este ano”.
O secretário de Estado deixou a garantia de que “iremos negociar com os proprietários dos terrenos florestais situados nestas faixas aquilo que são as suas perdas de rendimento e como os podemos compensar deste serviço público que está a ser feito. Para o que temos pensado fazer este ano, estão previstos cerca de seis milhões de euros para pagar servidões”.
Ainda sobre estas redes primárias, anunciou que “vamos deixar de ter planeamento anual para passar a ter planeamento plurianual. Foi destinada a toda a rede primária estruturante uma verba de 16 milhões de euros para os próximos quatro anos”.
A Brigada da CIMBB, composta por 15 elementos, está a abrir uma faixa de 26 metros na zona das Fórneas que foi detetada pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal como área prioritária por ser “muito arborizada, não arde desde 2013 e o material combustível está a crescer”, como referiu o secretário de Estado, sendo que em 10 quilómetros serão limpos 260 hectares.
O vice-presidente da CIMBB, e presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo anunciou que a Comunidade “teve a candidatura para uma segunda brigada de sapadores aprovada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sendo que a CIMBB passará a ter ao seu dispor uma brigada afeta aos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão e outra aos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, num total de 30 operacionais no terreno”.
João Lobo referiu ainda que “as duas brigadas podem ser ligadas de acordo com os planos de ação feitos pelos gabinetes técnicos de cada concelho e o da CIMBB e depois definir-se-á a questão da operacionalidade das duas brigadas em conjunto”.
No final da visita, o autarca convidou o secretário de Estado para o acompanhar até à ação de sensibilização sobre defesa da floresta contra incêndios que se realizou no Padrão. Miguel João de Freitas deixou elogios ao projeto-piloto lançado pela Câmara de Proença-a-Nova, referente aos apoios para a gestão de combustível nas faixas de proteção, que vai incentivar os proprietários dos terrenos aí localizados a juntarem-se e a Câmara colaborará na gestão destes espaços, sugerindo e oferecendo espécies autóctones mais resilientes ao fogo e disponibilizando eventual apoio de meios mecânicos para a plantação, e sublinhou que “seria uma excelente iniciativa para ser aplicada a nível nacional”.

30/01/2019
 

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video