FESTA DURA TRÊS DIAS
Nem o mau tempo trava as varas do fumeiro nas Aranhas
Em Aranhas, no Concelho de Penamacor, entre sexta-feira e domingo o enchido foi rei, com a tradicional Festa das Varas do Fumeiro.
A Festa das Varas do Fumeiro foi inaugurada sexta-feira, 18 de janeiro, pelo presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Aranhas, Luís Manuel Mendes Vaz. António Luís Beites Soares deixou um agradecimento ao executivo de Aranhas e a toda a população da Freguesia, referindo que sem a sua dedicação não seria possível realizar o evento.
O primeiro dia da Festa das Varas do Fumeiro contou com os concertos do Orfeão de Castelo Branco, no Lagar, e dos Trovadores da Beira, no adro da Igreja. Houve ainda animação de rua com o grupo de bombos Os Grifos e os Picadinhos da Concertina.
No sábado, 19 de janeiro, apesar das condições climatéricas adversas, o Desfile das Varas, acompanhado por grupos espontâneos de tocadores de concertina e acordeão do Concelho que animaram esta parada, teve grande afluência. Posteriormente, foi lida a Carta do Fumeiro, documento que pretendeu recriar a carta régia que outrora autenticava este tipo de feiras, seguida do Leilão das Varas.
Os Chibatas, os Tok’Avakalhar, o grupo de teatro Os Fotógrafos e os Celtitando estiveram encarregues da animação de rua durante o dia. Às 17h30, atuou, no adro da Igreja, o Grupo de Sevilhanas de Eljas e, às 22 horas, o grupo de música tradicional Sons do Tempo deu um concerto no Lagar da localidade. Registo, ainda, para o atelier de gastronomia, que se realizou a partir das 17 horas.
O certame terminou no domingo, 20 de janeiro. No último dia a festa começou às 11 horas, com a animação de rua, que durante o dia foi da responsabilidade dos Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paul e dos Manta de Ourelos. A partir das 15 horas, decorreu o XX Festival de Folclore, com a participação do Grupo de Cantares de Monfortinho, do Rancho Folclórico Os Camponeses do Freixo (Mortágua), do Grupo Folklórico U’Fresno (Espanha) e do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Aranhas.
Já pelas 15h30, teve lugar o teatro de rua Porco Personal Training, havendo ainda lugar para mais um workshop de gastronomia, a partir das 18 horas.
Recorde-se que as novidades deste ano foram a existência de um espaço infantil durante os dias em que decorreu o certame, as atividades de orientação Orifumeiro e as sessões de showcooking e ateliês de gastronomia. O evento contou com expositores de artesanato, de produtos regionais e tasquinhas, além de vários madeirinhos pelas ruas para aquecerem os visitantes.