SOCIEDADE DE AMIGOS DO MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
Hermann Scheufler é o novo presidente
Hermann Scheufler é o novo presidente do conselho diretor da Sociedade de Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior sucedendo a Adelaide Salvado.
Radicado em Castelo Branco há mais de 25 anos, Hermann Scheufler é um empresário alemão gerente duma unidade industrial de metalomecânica e comércio situada em Castelo Branco, amante da arte moderna e do património, foi sócio–fundador da Sociedade de Amigos, tendo já desempenhado vários cargos nos órgãos de gestão desta associação cultural Albicastrense.
O Conselho Diretor para o triénio 2019-2021 tem como vice-presidente Pedro Miguel Salvado, a secretária será Sílvia Maria Galeano dos Santos, a tesoureira Vera Lúcia Neves e o vogal Júlio Vaz de Carvalho da Silva Cruz. Os suplentes são Joaquim Manuel Batista dos Santos, Manuel Leitão e Deolinda Jesus Pires Taborda.
A Mesa da Assembleia Geral tem como presidente Artur Lopes Cardoso, vice-presidente Alfredo da Silva Correia e secretário Paulo Moradias. Os suplentes são Paula Lisboa, Maria Barbara Abrunhosa e António Dionísio.
O Conselho Fiscal é presidido por Otília Duarte e os vogais são Maria do Céu Varão e José Reis. Os suplentes são Helena Rodrigues, André Mota Veiga e Lúcia do Rosário Lima Alves.
Entre os objetivos definidos para o triénio que agora tem início contam-se, entre outros, a colaboração com a Câmara de Castelo Branco, atual responsável pelo Museu Francisco Tavares Proença Júnior, reforçando a sua função e missão como museu regional, a continuação do estudo e de divulgação das suas coleções, a realização de projetos expositivos que se relacionem com o património cultural da região que Castelo Branco centra, a internacionalização e a introdução da Sociedade em redes de cooperação .
Para o presidente, Hermann Scheufler, “os Amigos desejam que o Museu assuma, pelo menos, um estatuto regional como foi a sua geografia de trabalho estabelecida pelo fundador Tavares Proença Júnior. É uma memória que devemos respeitar”.