| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

2 de janeiro de 2019

Encontro assinala dias do Voluntariado e da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional do Voluntariado e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foram assinalados dia 5 de dezembro, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, com um encontro que juntou voluntários de diversas associações e o ator Paulo Azevedo, que apresentou um testemunho sobre a forma como ultrapassou os obstáculos colocados pela deficiência com que.
A iniciativa foi organizada pelo Gabinete de Ação Social da Câmara de Vila Velha de Ródão, em parceria com o Banco Local de Voluntariado, a Loja Social de Ródão, a Biblioteca Municipal, o CLDS 3G e o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e teve como objetivo comemorar Dia Internacional do Voluntariado e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinalaram, respetivamente, a 5 e a 3 de dezembro.
A sessão começou por se centrar no tema do voluntariado, tendo sido convidados representantes de três associações com intervenção a nível local, para darem o seu testemunho.
Em representação da AVISO – Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só, Lúcia Lima começou por explicar aos presentes como um grupo de amigas que prestava ajuda a alguns idosos decidiu criar esta associação e deixou um apelo à contribuição de todos para esta causa.
Manuela Fonseca e Maria Celeste Silva falaram sobre a importância da Liga Portuguesa Contra o Cancro e revelaram que, para além do encaminhamento para os apoios sociais e jurídicos, esta entidade apoia os doentes oncológicos e as suas famílias em várias vertentes e tem um papel determinante na angariação de fundos.
A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco esteve representada pelo psicólogo André Peixoto, que falou sobre os desafios de apoiar crianças e adultos com deficiência intelectual ou problemáticas do foro psiquiátrico.
A sessão contou ainda com o testemunho do ator Paulo Azevedo, que nasceu sem mãos e pernas. Revelando a sua história de vida, Paulo Azevedo contou como desde cedo se habituou a contrariar as expectativas que os outros tinham acerca das suas limitações. Sempre com humor e boa-disposição, revelou como se especializou em motivação de plantel e trabalhou com José Mourinho, no Real Madrid; como ficou em segundo lugar da sua categoria, na Maratona de Nova Iorque; ou cumpriu o sonho de ser ator, inspirando assim a plateia com a sua determinação e coragem em ultrapassar os obstáculos com que se foi deparando.

02/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video