| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

2 de janeiro de 2019

NA FREGUESIA DO LUMIAR
Padre Manuel Antunes dá nome a rua de Lisboa

O padre Manuel Antunes passou a figurar na toponímia de Lisboa, uma vez que o seu nome foi atribuído a uma rua na Freguesia do Lumiar. A cerimónia que assinalou o descerrar da placa toponímica realizou-se dia 19 de dezembro e contou com diversos convidados, entre eles a vereadora da Cultura e Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto; o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes; o administrador executivo da Fundação Ca-louste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins; o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves; e José Eduardo Franco.
Refira-se que Lisboa é a segunda localidade do País a contar com uma artéria com o nome do padre Manuel Antunes, depois de a Sertã lhe ter atribuído idêntica honra há alguns anos.
A cerimónia de dia 19 de dezembro concretizou uma decisão da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia do Lumiar que, em 2017, atribuíram o nome do padre Manuel Antunes à antiga Rua I à Quinta dos Alcoutins.
Catarina Vaz Pinto realçou que “a atribuição de topónimo em homenagem ao sacerdote jesuíta Manuel Antunes é da maior justiça, pelo seu papel enquanto humanista, professor universitário e incansável autor multidisciplinar nas áreas da cultura, educação, filosofia, teologia, literatura e relações internacionais” e recordou “o papel apaziguador, empenhado e pró-democrático no período posterior à Revolução de 25 de Abril de 1974 (do Padre Manuel Antunes). É por isso da maior justiça inscrever o seu nome na memória da cidade, atribuindo-a a um arruamento na Freguesia do Lumiar”.
Para o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, “esta é uma justa homenagem da cidade de Lisboa a uma figura incontornável das letras e da cultura portuguesa, que nasceu há precisamente 100 anos na Sertã”.
O autarca mostrou-se “orgulhoso” e sublinhou que “o legado do padre Manuel Antunes continua bem vivo, como o demonstra este tipo de cerimónias”.
A cerimónia decorreu no âmbito das comemorações do Primeiro Centenário do Nascimento do Padre Manuel Antunes, que decorreram ao longo de 2018, com encerramento previsto para março de 2019.

02/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video