Museu do Fundão recebe projeto PES
A Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, em parceria com a Câmara do Fundão, inaugura, na próxima sexta-feira, 4 de janeiro, às 18 horas, no Museu Arqueológico do Fundão, a exposição Agricultura da Imagem – Imagem da Agricultura, enquadrada no projeto PES – Projeto Entre Serras 2017.
A mostra reúne obras do artista brasileiro Rodrigo Braga, de Erik Samakh e de Carlos Casteleira.
O PES é uma das ações enquadradas nos Projetos Âncora da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas. A ação pretende promover a interação entre natureza e a arte contemporânea, na sua multiplicação de possibilidades e horizontes para um produto turístico que pretende valorizar de modo sustentável o território e as suas comunidades, em plena convergência com a matriz de identidade. Propõe a criação de uma Rota de Arte Contemporânea entre as serras da Estrela, do Açor, da Gardunha e da Malcata.
Para a vereadora da Cultura da Câmara do Fundão, Alcina Cerdeira, “esta exposição associada ao projeto PES reforça o objetivo de afirmar o Concelho como um centro referencial de expressões e práticas artísticas contemporâneas”.
Por seu lado o gestor do projeto, Carlos Casteleira, afirma que o PES tem como objetivo “criar um espaço psicocartográfico que se constitua enquanto rota de arte contemporânea entre Portugal e Espanha”.