| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

19 de dezembro de 2018

APROVADO EM ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Junta tem orçamento de 563 mil euros para o próximo ano

A Assembleia de Freguesia de Castelo Branco aprovou, na sessão realizada esta segunda-feira, 17 de dezembro, o Plano de Atividades e o Orçamento da Junta de Freguesia de Castelo Branco, para o próximo ano, com 12 votos a favor do Partido Socialista (PS) e do Bloco de Esquerda (BE) e com sete abstenções, do Partido Social Democrata (PSD), do CDS/PP e da Coligação Democrática Unitária (CDU), numa reunião do executivo ficou também marcada pela aprovação de um voto de pesar e por um minuto de silêncio, pela morte do professor Joaquim Martins.
Na apresentação dos documentos, o presidente da Junta, Leopoldo Rodrigues, desta-cou que “no Plano de Atividades incorporamos propostas de todas as forças políticas aqui representadas, na Assembleia de Freguesia” e sublinhou que “dá continuidade ao de 2018”.
De seguida enumerou alguns pontos mais importantes, como é o caso do Encontro de Música e Poesia Luso-Espanhola, que “decorrerá em Castelo Branco, em 2019, e em 2020, em Salamanca”, tratando-se de uma atividade que surge na sequência do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco.
Leopoldo Rodrigues revelou também que no próximo ano “pretendemos recriar o Concurso de Vestidos de Chita, sendo que, a fazê-lo, será no Parque da Cidade”.
Isto, enquanto também será dinamizado o Prémio Arquitetura José Pires Branco – Cidade de Castelo Branco”.
No que respeita ao Orçamento, afirmou que tanto as receitas, como as despesas, ascenderão a 563.069 euros”.
Luís Barroso, do BE, considerou o Plano de Atividades “ambicioso e cheio”, adiantando que “fico expectante para ver o seu grau de execução”. Tudo isto, sem deixar de manifestar “agrado pela inclusão de propostas que apresentei”, o que vê como uma “abertura política”, mas sem deixar de fazer uma declaração de voto, devido a “algumas reservas, em relação ao Orçamento”, pois já antes tinha manifestado “algumas duvidas na correspondência com o Plano de Atividades”.
Por seu lado, Diogo Botelho, do CDS/PP, afirmou que se abstinha, por “achar que o trabalho da Junta continua a ser insuficiente” e defendeu que a autarquia “devia ser mais ativa, mais reivindicativa”.
Na sessão da Assembleia de Freguesia foi aprovada, por unanimidade, uma recomendação apresentada por Luís Barroso para que a Meia Maratona Castelo Branco – Alcains, ou Alcains – Castelo Branco se passe a denominar Meia Maratona Clemente Mouro, em homenagem ao autarca que esteve à frente da Junta de Castelo Branco ao longo de 16 anos. Uma alteração que agora será estudada, uma vez que além da Junta de Castelo Branco também envolve a Junta de Alcains.
Também apresentadas por Luís Barroso e aprovadas, por unanimidade, foi um voto de saudação pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Contra as Mulheres, bem como uma recomendação Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
António Tavares

19/12/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video