| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

19 de dezembro de 2018

FEDERAÇÃO DO DISTRITO APOIA POSIÇÃO DA LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES
Bombeiros garantem que “socorro não está em causa”

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, que compreende as corporaões de Belmonte, Castelo Branco, Cernache do Bonjardim, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, em comuni-cado enviado na semana passada, afirma que “os Bombeiros Voluntários do Distrito de Castelo Branco estão neste momento conturbado em alinhamento com o que é a posição da Liga dos Bombeiros Portugueses, aliás única representante dos Bombeiros Voluntários Portugueses” e assegura que “o socorro não está em causa”.
Na nota enviada à Comunicação Social é relembrado que “desde sempre, que os Bombeiros Voluntários são o principal agente de proteção civil, que garante cerca de 98 por cento da atividade de socorro em Portugal. Estamos sempre presentes e jamais colocaríamos em causa a segurança de pessoas e bens do nosso Distrito e até do País”.
É também avançado que “após muitos meses de negociação, o governo decidiu unilateralmente e sem consultar o seu parceiro no socorro, promulgar e propor a promulgação de legislação que é no nosso entender altamente prejudicial para o socorro, como o conhecemos hoje em dia. A título de exemplo, a proposta de partir o Distrito nas comunidades intermunicipais irá criar a divisão entre os diversos corpos de bombeiros, ficando inclusive a comunidade mais pequena do País, apenas seis corpos de bombeiros, no Distrito de Castelo Branco”.
No comunicado pode também ler-se que “os Bombeiros Portugueses exigem respeito e apenas pedem exatamente isso ao Governo Português”, mediante “a criação de uma Direção nacional de Bombeiros autónoma da Autoridade Nacional de Proteção Civil, um Comando próprio, à semelhança do que existe em todas as forças que concorrem para o socorro em Portugal; e um Cartão Social do Bombeiro, onde estarão definidos benefícios para os que diariamente, de forma voluntária, engrossam a fileira dos Bombeiros”.

19/12/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video