| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

12 de dezembro de 2018

No top 5 na Qualidade Local de Governação

A Câmara de Proença-a-Nova está entre os cinco primeiros municípios com melhor qualidade de governação, no estudo Qualidade da Governação Local em Portugal, elaborado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
O presidente da Câmara, João Lobo, afirma que “é na certeza que tenho de incluirmos nesta instituição talento e capacidade profissional diferenciadora que, sem qualquer intervenção externa e de forma imparcial, recolhemos a avaliação agora divulgada”.
Este estudo analisa várias variáveis, entre elas, a voz dos cidadãos e prestação de contas, estabilidade política, estado de direito e prevenção da corrupção, eficácia governamental, acesso e regulação de mercado, sendo que a metodologia assentou em inquéritos feitos à população, que avaliaram a perceção que os cidadãos têm dos serviços públicos, avaliação direta da administração local e estatísticas relativas aos serviços prestados, eficácia ou produtividade.
Na dimensão a voz dos cidadãos e prestação de contas, que analisa as variáveis de participação ativa dos cidadãos nas reuniões da Assembleia Municipal; influência dos cidadãos nas escolhas orçamentais dos governos; capacidade dos munícipes e oposição em escrutinar os eleitos; transparência das contas municipais e transparência financeira, a Cãmara de Proença-a-Nova aparece na segunda posição, sendo o único do Distrito de Castelo Branco a figurar no top 25.
Na dimensão estabilidade política, que inclui as variáveis taxa de participação em escrutínios eleitorais; composição do governo local; capacidade do governo local em gerar consenso político e políticas de longo prazo, Proença-a-Nova ocupa o sexto lugar, um lugar atrás de Belmonte e à frente de Vila Velha de Ródão, que aparece em 24º lugar.
Na dimensão estado de direito e prevenção da corrupção, que abarca o prazo médio para pagamentos de serviços, material e equipamento, preferência por métodos contratuais transparentes, qualidade dos contratos públicos municipais, queixas dos munícipes relativas ao município e às suas entidades, ocupa a 11ª posição.
João Lobo realça que “sendo motivo de orgulho para os Proencenses, estou certo, o caminho faz-se caminhando e somente juntos poderemos construir o futuro do nosso Concelho”, acrescentando que “mas, e há sempre um mas, temos que sentir este espírito de corpo e não esperar que outros pensem por nós e sermos proactivos na constante apresentação de soluções e ir sempre à procura de evoluirmos e procurar a excelência. Apesar de podermos sentir que, por vezes, aquela que é a remuneração do valor do trabalho não corresponder ao desempenho, devemos ter sempre presente a capacidade de entrega à coisa pública e o desafio que abraçamos, sempre com dois objetivos prioritários, que são a prestação de serviço exemplar aos nossos munícipes e, por essa via, a elevação do prestígio do Município de Proença-a-Nova, que se traduz na capacidade de orgulho dos nossos concidadãos e da atratividade que queremos todos para o nosso concelho. Pois, como alguém disse, só todos juntos construímos o futuro”.

12/12/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video