| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

12 de dezembro de 2018

SOB O CHAPÉU IDENTIDADE, MEMÓRIA E TRADIÇÃO
Junta de Freguesia comemora Natal à moda da Beira

A Junta de Freguesia de Castelo Branco dinamiza, dia 21 de dezembro, entre as 17h30 e as 20 horas, no Largo do Espírito Santo, junto às suas instalações, a iniciativa Natal na Freguesia, sob o chapéu Identidade, Memória e Tradição.
A atividade, como realça o presidente da Junta, Leopoldo Rodrigues, tem como finalidade “trazer ao Largo algumas coisas que são típicas do Natal e que se associam com a nossa tradição”.
Assim, mantendo viva a identidade, a memória e a tradição da Beira Baixa serão confecionadas filhós, que serão oferecidas a quem comparecer, sendo que também se realiza uma degustação de cacau.
Assim, o convite vai no sentido da população se deliciar com filhós e cacau, numa iniciativa que terá como convidados grupos musicais da cidade que entoarão cânticos e cantigas de Natal, não faltando também um momento de recriação, com um grupo de teatro.
Leopoldo Rodrigues realça que “queremos que venha o maior número possível de pessoas” e, por isso, a Junta disponibiliza, a partir das 17 horas, nas anexas de Lentiscais e da Taberna Seca, que assegurarão o transporte para Castelo Branco e de regresso às localidades.
O autarca sublinhou ainda que, claro está, que não faltará o pinheiro de Natal e o presépio, com os quais a região se identifica.
A par disto, na Casa do Arco do Bispo, está patente, até dia 23 de dezembro, a exposição Almofadas do Menino Jesus. Uma mostra com almofadas confecionadas “por senhoras da Freguesia e que também refletem a ligação à identidade, memória e tradição”.

Orçamento participativo
já tem vencedor
O projeto vencedor do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Castelo Branco 2019 já é conhecido. Assim, o projeto Encontro de Desporto Adaptado Cidade de Castelo Branco – (In)Diferenças em Movimento, que recolheu 196 votos, ou seja, 38 por cento do total da votação, vai dispor de uma verba de 10 mil euros para o seu desenvolvimento.
Recorde-se que este projeto, da responsabilidade da Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco, aponta para o organização de um encontro intergeracional de várias atividades desportivas, em especial as praticadas por pessoas com deficiência e doença mental, dirigidas a toda a comunidade local.
Na segunda posição ficou o projeto Am’Art – Amor à Arte, com 187 votos, representando 36,5 por cento da votação, seguindo-se os projetos Há Vida na Aldeia, 124 votos, 36,5 por cento; Abrigados, seis votos, 1,2 por cento; e Sensibilização ao Uso de Transportes Alternativos e Ganhe Saúde, ambos com um voto, 0,2 por cento.
António Tavares

12/12/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video