| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

5 de dezembro de 2018

APROVADO POR MAIORIA, COM A ABSTENÇÃO DA BANCADA DO PSD
Orçamento para 2019 ultrapassa os 12 milhões de euros

A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova aprovou, por maioria, com a abstenção da bancada do PSD, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019.
Recorde-se que o documento aprovado na passada quinta-feira, 29 de novembro, já tinha sido aprovado pelo executivo municipal em reunião a 30 de outubro.
Fixado em 12.062.716,00 euros, o orçamento representa um aumento de mais um milhão e 285 mil euros em comparação com 2018, potenciado pela “capacidade de financiamento devido às candidaturas submetidas e aprovadas, bem como também às transferências do Orçamento de Estado para 2019”, referiu o residente da Câmara, João Lobo, que alertou para candidaturas que estão em análise e que, a serem aprovadas, podem influenciar o valor disponível para o próximo ano económico.
A floresta continua a ser uma das áreas em destaque no orçamento com mais de 100 mil euros para silvicultura e caminhos florestais, com João Lobo a realçar que “aqui temos uma proposta diferenciada que traduz a nossa preocupação com o espaço de gestão de combustível em torno das localidades”, realçando que “enquanto cidadãos, estamos todos obrigados a fazer a gestão de combustível nas nossas propriedades, dentro da faixa de segurança de cem metros. Com o apoio do Município, daremos a indicação de qual o tipo de plantação a efetuar, quer de hortofloricultura, quer do ponto de vista das folhosas, para que o trabalho de continuidade que está a ser feito seja sustentável e dê rendimento às pessoas”.
O autarca acrescentou ainda que a Câmara organizará novas ações de sensibilização para reforçar a questão da segurança nos aglomerados urbanos e contextualizar o novo projeto que ainda está em fase de regulamentação.
De entre os principais investimentos do próximo ano, destaca-se o avanço da segunda fase da expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PE PA), fundamental para a instalação de novas indústrias, a pavimentação de estradas, a requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, realizada no âmbito do programa Valorizar, e que inclui a criação de um passeio pedestre, junto às margens da Ribeira da Isna, que liga as praias de Aldeia Ruiva e Malhadal. Será dada continuidade ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, com a implementação de medidas que vão desde sessões de terapia de fala para os alunos que necessitem deste apoio à instalação da Sala do Futuro, um laboratório inovador de aprendizagem colaborativa que reforçará os processos de aprendizagem com recurso a dispositivos digitais, e o reequipamento do Centro Educativo de Sobreira Formosa, sendo que o edifício está ainda em fase de obra.
Em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) serão intervencionados quatro cursos de água ao abrigo do programa de estabilização das áreas percorridas pelos incêndios de 2017.
João lobo destacou ainda “a continuidade na aposta cultural que sempre fizemos questão de potenciar, através da organização de eventos gastronómicos, concertos, teatro, passeios pedestres e um sem número de outras atividades que nos permitem sermos vistos como concelho ativo, com qualidade de vida” e concluiu que “o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019 é um documento que reflete as prioridades deste executivo em tornamos o Concelho atrativo para investir, para visitar e, naturalmente, para viver”.

05/12/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video