| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

28 de novembro de 2018

Empresários Espanhóis visitam concelhos do Geopark Naturtejo

Uma comitiva de empresários da área do turismo e representantes de entidades e instituições públicas da Extremadura espanhola visitaram os concelhos de Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Penamacor e Oleiros, integrantes do Geopark Naturtejo, com o objetivo de estreitar laços com a região e de fazer contactos com empresários locais para futuros negócios e parcerias, numa iniciativa da Diputación Provincial de Cáceres.
No Concelho de Vila Velha de Ródão, dia 13 de abril, a visita começou com um passeio de barco junto ao Monumento das Portas de Ródão, durante o qual os visitantes puderem conhecer os vários produtos locais, o património histórico e natural do Concelho, bem como trocar ideias sobre o setor do turismo.
A marca territorial Terras de Oiro teve neste ponto um grande destaque como a oferta Rodense que a Câmara de Vila Velha de Ródão pretende fazer chegar e levar até junto dos consumidores e dos vários operadores turísticos. Os produtos de excelência, a hotelaria, a restauração e toda a oferta turística do Concelho é a estratégia concertada de promoção e divulgação da marca Terras de Oiro como selo de qualidade que alia a tradição e a inovação.
O périplo continuou no Concelho de Proença-a-Nova, com um almoço de negócios, no Hotel das Amoras, no qual estiveram presentes empresários Proencenses ligados ao setor do turismo, e o presidente da Câmara, João Lobo, que realçou que Proença-a-Nova é um território com vocação turística, com fatores de atração à escala nacional e internacional, adiantando que “o turista não conhece fronteiras e é por isso que a colaboração em rede, como aquela que mantemos com o Geopark Naturtejo, é fundamental. Com iniciativas como esta, estreitamos ligações com as comunidades espanholas, neste caso com a Extremadura que está tão próxima de nós e que tem características e realidades tão semelhantes à nossa”.
Durante a apresentação sobre as potencialidades da região e do Concelho, João Lobo referiu ainda a importância de também os privados contribuírem para a divulgação do território ao nível do turismo de natureza, património histórico e cultural ou gastronómico. “Ainda que a autarquia, e bem, vá criando produtos turísticos e fazendo a sua divulgação em feiras da especialidade com outros parceiros, também os empresários deste setor têm de se juntar a este esforço comum para que toda a região centro acompanhe o ritmo de crescimento do turismo a nível nacional”, defendeu.
A comitiva visitou ainda o Centro Ciência Viva da Floresta, onde teve oportunidade de plantar três medronheiros junto ao charco que está a ser intervencionado no âmbito do Fundo Ambiental e que criará nova atratividade a este equipamento.
Ainda no dia 13 de novembro, a comitiva participou num encontro, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros, com a sessão a compreender uma apresentação por parte dos empresários, não faltando uma demonstração do produto gerado no território. Depois de se apresentarem e trocarem contactos e informações, os participantes, todos eles ligados ao setor turístico, puderam confraternizar num jantar, onde não faltou a partilha de vídeos promocionais do Concelho de Oleiros, da região da Extremadura e do Tejo Internacional.
Segundo é adiantado, “surpreendidos por imagens apelativas e um momento musical de fado que também os encantou, pela fadista Ana Paula, acompanhada do mestre Custódio Castelo, o ambiente não poderia ter sido mais favorável a um encontro ibérico que se espera bastante promissor”.
Na sua intervenção, Paulo Urbano, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara de Oleiros, reforçou o papel dos empresários Oleirenses, ao referir que “em três anos, triplicámos o número de dormidas no nosso concelho, para além do investimento da autarquia na divulgação e valorização dos nossos recursos, esta é uma aposta ganha pela capacidade dos nossos empresários”. A terminar, o vereador referiu ainda que “esperava que daquele encontro saíssem novas e promissoras perspetivas de cooperação transfronteiriça. As duas regiões de fronteira situam-se num território com elevado potencial competitivo à escala internacional. Temos uma identidade semelhante, as mesmas ambições e recursos que sabemos valorizar. Porque não unirmos esforços, darmos as mãos e juntos, chegarmos mais longe, melhorando a qualidade e o nível de vida dos nossos habitantes?” Este foi um desafio abraçado por um dos alcaides presentes, Luís Amado, edil de Mata de Alcântara e simultaneamente presidente do Grupo de Ação Local Tajo -Salor.
Para o final desta iniciativa estava reservada uma surpresa que coloriu os céus junto ao Hotel Santa Margarida e que esteve a cargo da Pirotecnia Oleirense.
Em Penamacor, dia 14 de novembro, os empresários espanhóis foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, António Luís Beites Soares, tendo decorrido um pequeno debate e uma apresentação sobre o património natural e cultural do Concelho, a sua história e ofertas turísticas disponíveis, seguida de uma visita ao Convento de Santo António.
Segundo o presidente da Câmara, o problema do envelhecimento da população é comum aos dois lados da fronteira, mas, porém, o setor turístico traz um conjunto de oportunidades que não devem ser ignoradas. António Luís Beites Soares agradeceu, ainda, a visita e garantiu que o executivo da Câmara estará sempre disponível para ajudar no que for necessário e pertinente.

28/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video