| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

28 de novembro de 2018

João Belém
MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES

“ Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente,
mas o que melhor se adapta às mudanças “
Leon C. Megginson

O prejuízo que provocamos a nós próprios não se deve apenas àquilo que dizemos, mas também ao nosso comportamento nas mais diferentes situações, principalmente diante de mudanças.
Olhemos à nossa volta e vejamos como tudo esta a mudar. Não são apenas as fusões e incorporações que surgem de um dia para o outro, nem a mudança de rumo das organizações. As pessoas, os mercados, os objetivos, tudo está a passar por verdadeiras revoluções.
O que é válido hoje talvez não tenha nada a ver com o que será necessário enfrentar amanha. É este o desafio: estar acostumado e pronto para as mudanças.
Prendermo-nos à desculpa “No meu tempo……” ou “Isso não é comigo“ não deve ser o comportamento adequado.
Como devemos então prepararmo-nos para sobreviver às mudanças ?
A resposta está na própria questão: estar preparado e ter consciência do tempo em que vivemos.
As constantes mudanças sociais, económicas e políticas ocorridas requerem que a escola atenda às exigências impostas. Portanto, na atualidade as organizações escolares estão a passar por vários desafios e mudanças, já que a sociedade incita essas transformações, tornando relevantes aspetos como inovação, competitividade e produtividade.
De acordo com Penin & Vieira (2002, In: VIEIRA, 2002) a escola sofre mudanças relacionando-se com os momentos históricos. “Sempre que a sociedade se defronta com mudanças significativas nas suas bases sociais e tecnológicas, novas atribuições são exigidas aÌ escola”.
Assim, o papel da escola deve estar de acordo com os interesses da sociedade atual, ou seja, a escola precisa assumir as características de uma instituição que atenda às exigências geradas por esses fatores empenhando-se na sua reestruturação, pois a aprendizagem agora ocupa toda a vida das pessoas além da escola, adquirindo-se conhecimentos em diversos espaços, no familiar, no social e no virtual devendo por isso aprendermos todos os dias a adaptarmo-nos a um mundo em constante mudança.

28/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video