28 de novembro de 2018

NOS BASTIDORES DO ATLETISMO
Organização de provas de pista

A organização de provas de pista é, geralmente, da responsabilidade da Associação Distrital de Atletismo. Falando de provas a nível distrital, depois de definida a data da competição, é escolhida a pista para a realização da mesma e feita. Paralelamente é elaborado, pelo diretor técnico regional, um regulamento com programa horário de acordo com as normas e regulamentos da modalidade. As inscrições são feitas para a Associação de Atletismo e nos dias antes da prova, para além das convocatórias dos juízes, é preparado todo o material necessário e que as pistas não têm. Também são preparadas as folhas das várias provas que se vão disputar, e que vão servir para registar tempos e marcas.
No dia da prova, a chegada dos juízes e restantes elementos da Associação de Atletismo à pista é feita com alguma antecedência em relação à hora da prova. É necessário preparar, com apoio do funcionário de serviço na pista, todos os locais de competição. Nos saltos verticais (altura e vara) é necessário retirar a capa que protege os colchões, colocar os postes e fasquias no local res-petivo. Nos saltos horizontais (comprimento e triplo salto) é retirada a proteção das caixas de salto, alisada a areia, colocada a tábua de chamada no local da primeira prova e preparada a plasticina que vai estar na linha de chamada (a linha que os atletas ao fazer o salto não podem pisar). Para os vários lançamentos são preparados os sectores de queda e levados os engenhos (pesos, discos, dardos e martelo) para o local de competição. Nas corridas são levados os blocos para o local da primeira partida e quando é o caso, das barreiras e obstáculos para o respetivo local. Quando é utilizada a vala de água, a mesma deve ser cheia. Quando termina uma determinada prova, as folhas são encaminhadas para o secretariado e, no final da competição, todo o material tem de ser arrumado e novamente protegido. Quando existem prémios a atribuir, os mesmos são adquiridos pela Associação de Atletismo.
Numa prova nacional, a logística da mesma é muito superior a uma prova distrital. A data da prova, o local de realização, os mínimos de participação e o programa horários são definidos com alguma antecedência pelos delegados técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo. A preparação de toda a logística da prova leva mais dias, visto que são muitas as coisas a preparar. Uma zona de aquecimento e uma câmara de chamada (local por onde passam os atletas antes de entrarem dentro da pista e onde é verificado se os atletas, entre outras coisas, têm os dorsais corretos e bem colocados, e se não levam material não permitido para dentro da pista) têm de se providenciados, tal como um local para posto médico e para realização do controlo antidoping.
Para além dos juízes regionais, são nomeados árbitro por parte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo que irão estar presentes na prova para verificar se os regulamentos são corretamente aplicados. No final os atletas são encaminhadas para um local a que se chama zona mista Os resultados são elaborados pela Federação Portuguesa de Atletismo e depois são entregues os prémios, também eles da responsabilidade da entidade que gere o atletismo em Portugal. Ao longo da prova existem um locutor que vai informando os espectadores que vai dando to- das as informações relevantes ao público presente.
No próximo artigo vou falar com um dos mais antigos juízes da Associação de Atletismo de Castelo Branco. Conta no seu currículo, para além de outras provas, com inúmeras provas de pista a nível distrital e nacional.
Manuel Geraldes

28/11/2018
 

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video