| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

28 de novembro de 2018

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ESCALOS DE CIMA E LOUSA
Feira tem recorde de sopas e muita animação

Escalos de Cima acolhe, no próximo fim de semana, 1 e 2 de dezembro, a 12ª edição da Feira das Sopas, organizada pelos Guardiões da Luz e que conta com os apoios da Câmara de Castelo Branco e da União das Freguesias de Escalos de Cima e Lousa.
Na apresentação do evento, o presidente da Câmara, Luís Correia, começou por recordar que “a sopa, em tempos, foi a base da alimentação”, para realçar que “nos chega agora como um produto gastronómico e turístico”.
Luís Correia adiantou que a edição deste ano da Feira das Sopas “apresenta algumas novidades para a tornar mais atrativa, fazendo dela uma feira com mais animação, mais uniformizada e com uma área de exposição maior”, no seguimento da estratégia definida pela Câmara sob o chapéu Castelo Branco – Natureza, Sabor e Cultura.
O presidente da União das Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, João Baltazar, acrescentou que “este é um evento de enorme importância para a Freguesia, tanto mais que é um evento que se baseia em algo saudável, como é a sopa, ao que se junta ainda o convívio, que também é sempre salutar”.
Por seu lado, a presidente da Guardiões da Luz, Helena Pires, destacou que “este é o ano que temos mais stands com sopas” e acrescentou que “nunca tivemos tantas pessoas que quisessem participar”. Assim, a Feira conta com um 14 stands de sopas, aos quais se juntam ainda 20 com outros produtos locais.
Fábio Nunes, também da Guardiões da Luz, deu igualmente valor às melhorias introduzidas no certame, no qual o kit, composto por uma malga, talheres, guardanapo e três senhas para sopas custa seis euros. Depois cada senha de sopa custa 50 cêntimos.
O programa começa no próximo sábado, 1 de dezembro, às 17 horas, com a abertura oficial da Feira, sendo que à mesma hora se realiza uma arruada com o grupo Hora da Pinga. Às 18 horas atua o Rancho Folclórico de Escalos de Cima, seguindo-se a fanfarra Olta Gabhar, às 19 horas, e a Tuna D’Artuna, às 21 horas, com a noite a terminar com o espetáculo com José Malhoa.
Domingo, 2 de dezembro, às nove horas, começa ao passeio pedestre Depois da Jorna Venha o Caldo, sendo que a Feira abre portas às 12 horas. Às 14 horas atua o Grupo de Concertina da Carapalha e às 16 horas é a vez do coro Voo à Fantasia, da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE). A animação continua às 17 horas, com a fanfarra Xaral’s Dixie. Às 17h30 começa um showcooking, com João Mateus, da Herdade da Urgueira. Já à noite, para as 21h30, está marcada a entrega de prémios.
António Tavares

28/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video