| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

21 de novembro de 2018

NOS BASTIDORES DO ATLETISMO
Abel Cardoso

Se há pessoas que sabem as dores de cabeça que uma organização tem para realizar uma prova de atletismo disputada em estrada, Abel Cardoso é uma delas. Natural de Santa Leocádia, concelho de Baião, distrito do Porto, e residente na Covilhã, Abel Cardoso é um dos rostos mais conhecidos das organizações de provas no concelho da Covilhã.
Recuando 28 anos, Abel Cardoso, tinha como objectivo deixar de fumar. Para isso, e desafiado por um amigo, começou a fazer caminhadas até à serra. Das caminhadas até começar a estar envolvido nas organizações de provas de atletismo foi um pequeno passo. Sendo delegado sindical no hospital onde trabalhou, depressa foi “recrutado” pela União de Sindicatos para colaborar na organização da Corrida do 1ºde Maio, prova que ainda onde se realiza na cidade da Covilhã no feriado internacional do 1º de Maio. Em 1993, é convidado para integrar uma lista para uma das 4 Juntas de Freguesia existentes na altura na cidade da Covilhã, a Junta de Freguesia da Conceição. E “como na altura nenhuma Junta de Freguesia nem a Câmara Municipal da Covilhã organizavam uma prova de atletismo surgiu a ideia de se organização o Grande Prémio de Atletismo da Conceição, a realizar no dia de N. Senhora da Conceição que é no feriado do dia 8 de Dezembro”, diz Abel Cardoso. Ganharam as eleições, e desde então a prova tem sido feito todos os anos, sendo este ano a 25ª edição. E se desta prova foi ”um dos pais”, também é com muito orgulho que viu o Grande Prémio das Castanhas, no Sarzedo, que ainda hoje se mantem e que no passado dia 4 de Novembro foi disputada a 20ª edição, e a Meia Maratona dos Penedos Altos darem os primeiros passos.
Quando é convidado a recordar alguns momentos que o têm marcado nestes anos na organização de provas de atletismo disputadas em estrada, Abel Cardoso refere que “entre as muitas recordações, lembro–me das duas primeiras edições do Grande Prémio das Castanhas e das três primeiras do Grande Prémio de Atletismo da Conceição em que as classificações, individuais e colectivas, tiveram de ser feitas, à mão, por mim, pela minha filha Sandra e por um amigo que actualmente reside em França, na antiga escola primária do Sarzedo e nos bancos do jardim respectivamente”. No atletismo tem feito muitos amigos. E desses amigos existem três pessoas que, como diz Abel Cardoso “me marcaram e que nunca irei esquecer. O José “Espanhol” e o “Viseu” por todos os conselhos que me deram e o amigo Veloso, atleta que vestiu as cores do Bairro do Pinheiro, da Guarda, por ser a pessoa mais honesta que conheci no atletismo”. E acrescenta uma história “ o falecido José “Espanhol” (n.d.r. antigo praticante de atletismo que em 2017 faleceu na Covilhã aquando dos festejos da conquista do campeonato pelo Sport Lisboa e Benfica), quando chegava a meio do ano perguntava-me se a prova de atletismo da Conceição se iria realizar nesse ano. Eu, em jeio de brincadeira, dizia que sim mas que só o deixava participar na prova se ele não viesse sempre na frente desde o Santos Pinto até ao Jardim. Isto porque antigamente o Grande Prémio de Atletismo da Conceição partia em frente ao Estádio Santos Pinto e terminada no jardim da Covilhã, e ele, desde o tiro de partida que se colocava na frente da prova e nunca mais a deixava até ao final”. A partir deste ano, a prova de 8 de Dezembro passa a chamar-se “Grande Prémio de Atletismo da Conceição\ Zé Espanhol”.
Para além das provas mencionadas, colaborou na organização da S. Silvestre da Covilhã e em muitas outras. Ainda hoje ajuda nas que lhe pedem a sua colaboração. É juiz de atletismo e membro do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Castelo Branco. Participa em várias provas de pista e em outras provas de estrada no distrito de Castelo Branco.
Para terminar, perguntamos o que gostaria de fazer mais no atletismo. Abel Cardoso respondeu que é “ajudar a criar condições para que a pista da Covilhã, que hoje é frequentada por muitos atletas de clubes da Covilhã que praticam atletismo em pista, possa voltar a receber provas nacionais”.
Manuel Geraldes

21/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video