| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

21 de novembro de 2018

NAS OLIMPÍADAS IBERO-AMERICANAS DE FÍSICA
Aluno Proencense conquista prata

Miguel Pedro, que é natural do Concelho de Proença-a-Nova, mais concretamente dos Casais, conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, que se realizaram em Porto Rico, de 20 a 28 de outubro.
Atualmente a estudar Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico, onde entrou com média de 19,13 valores, Miguel Pedro revela que “não estava à espera do resultado”.
Naquela que foi a sua primeira viagem a outro continente, seguiu com mais três alunos de Portugal, um dos 17 países presentes na competição, num total de 68 participantes. A comitiva portuguesa regressou com quatro medalhas, três de prata e uma de bronze, tendo o jovem Proencense ficado em 9º lugar na classificação geral, o melhor dos Portugueses.
Miguel Pedro explica que a atribuição de medalhas é diferente do tradicional pódio, em que há apenas três vencedores. Neste caso é por percentagens. Os primeiros oito por cento recebem a medalha de ouro, 14 por cento a medalha de prata e 20 por cento a medalha de bronze, revelando ainda que “gostei muito da experiência”.
João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento de Escolas, contextualiza a presença de um antigo aluno nesta competição. “Enquanto aluno da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, o Miguel participou no ano letivo 2016/17 nas Olimpíadas Regionais de Física, Escalão B, ficando apurado para participar nas Olimpíadas Nacionais de Física. Desta participação foram selecionados 20 alunos, a convite da Sociedade Portuguesa de Física, para integrarem o projeto Quark - Escola de Física para jovens do Departamento de Física da Universidade de Coimbra como preparação com vista à participação no International Phisics Olympiad e nas Olimpíadas de Física Olimpíadas Ibero-Americanas de Física”.
Miguel Pedro destaca a Escola de Física como fundamental para desenvolver o gosto que agora tem pela disciplina, ainda que já tivesse boas notas. Durante seis fins de semana, dedicou-se à preparação nas Olimpíadas, em Coimbra, tendo agora colhido os frutos. A completar o primeiro semestre do curso de Engenharia Física Tecnológica, adianta que está a ser interessante ainda que muito difícil. De Proença-a-Nova levou a preparação que lhe vai permitir construir um percurso profissional que está a iniciar, mas que já conta com uma medalha de prata numa competição internacional. “É uma boa escola”, afirmou, referindo-se à Escola Pedro da Fonseca.
Para o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, “resultados como este são sempre de destacar, até porque mostram que estudar no Interior permite ter acesso às mesmas oportunidades que noutros pontos do País. O percurso escolar deste aluno vai ao encontro daquilo que a comunidade escolar proporciona, ainda que potenciada pelo valor individual de casos como o do Miguel, que nos orgulham, e diz do caminho que queremos prosseguir no investimento na educação como pilar principal do desenvolvimento de qualquer sociedade” e sublinha que “Proença-a-Nova detém ensino que não deixa nada a dever a outras regiões do País, podendo ser ele também fator de atratividade”.

21/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video