| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

14 de novembro de 2018

NOS BASTIDORES DO ATLETISMO
Juízes de Atletismo

No final do artigo anterior, referi que neste artigo iríamos falar com um senhor que tem muitos anos na organização de provas disputadas em estrada no concelho da Covilhã. No entanto, a Associação de Atletismo de Castelo Branco divulgou a realização de um curso de juízes de atletismo e acho que se torna oportuno antecipar um artigo já previsto a falar sobre o papel dos juízes no atletismo, artigo este que pode tornar-se útil para quem possa estar na dúvida em frequentar o referido curso.
Nas provas disputadas em estrada, o trabalho dos juízes começa com a montagem do chamado funil. Após a linha de chegada, que na maior parte das vezes è marcada pelo juízes, é feito um corredor que vai diminuindo de largura até que chega a uma parte que se mantem de largura constante durante alguns metros, tendo esse corredor no final a forma de um funil. O tiro de partida é dado por um juiz (em certas provas algumas partidas podem também ser dadas por alguém convidado pela organização) e nessa altura outro juiz aciona os cronómetros para poder tirar o tempo aos atletas. Nas chegadas dos atletas, este último juiz fica alinhado com a linha de chegada e vai tirando os tempos à medida que os atletas vão chegando. Na ausência de vídeo finish, o juiz cronometrista é fundamental para que, em caso de chegada ao sprint de dois os mais atletas, indique quem terminou primeiro a prova. Depois de cortarem a linha de chegada, os atletas vão percorrer o funil onde vão passar por dois postos de controlo de juízes que estão a registar aos números dos dorsais pela ordem de chegada e os irão transmitir ao secretariado. Em caso de provas de circuito, os juízes têm a função de controlar se os atletas dão as voltas previstas no regulamento. Em circuitos com voltas pequenas e voltas grandes, os juízes também são responsáveis por fechar e abrir as mesmas. Uma função a que geralmente se chama de agulha. Em provas de corta mato e montanha as funções são praticamente as mesmas.
Nas provas disputadas em pista, o trabalho dos juízes é muito variado. Nas corridas, os juízes são responsáveis pelas partidas, pelo controlo de voltas e pelas chegadas, que engloba registo de dorsais e de tempo. Antes da partida, em provas que são disputadas em pistas individuais os juízes confirmam se os atletas estão nas pistas corretas e se os dorsais estão bem colocados. A partida é dada de acordo com as regras da prova (se for em blocos a partida é dada de uma forma, se não for é dada de outra forma) e o juiz, na ausência de sistema de deteção de falsas partidas, verifica se é feita alguma falsa partida. Nas corridas de barreiras ou de obstáculos, os juízes são responsáveis pelo transporte das barreiras e dos obstáculos, pela sua colocação no local certo e na altura respectiva de cada escalão e por verificar se as barreiras e os obstá- culos são transpostos de acordo com as regras. Nas provas de estafetas, para além de verificarem se os atletas estão nos locais corretos, os juízes são responsáveis por verificar se a passagem de testemunho foi feita correta-mente. Nas corridas onde é preciso medir a velocidade do vento, são os juízes que colocam o anemómetro no local correcto e efectuam a medição de acordo com as regras. Nos lançamentos, para além da marcação dos sectores os juízes analisam se os mesmos são bem executados e fazem a sua medição. Nos saltos as funções são idênticas às quais se junta a medição da velocidade do vento naqueles saltos que as regras o exigem. Nas provas de marcha, para além da partida e chegada, os juízes são responsáveis por ver se a marcha está a ser executada corretamente.
Ficou aqui o resumo das funções de um juiz de atletismo, funções estas que são definidas pelos elementos do Conselho de Arbitragem. O Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Castelo Branco é presidido por Nuno Almeida que é acompanhado por João Guilhermino e Abel Cardoso. Como suplentes estão Miguel Beirão e João Cunha. O trabalho deste órgão começa alguns dias antes das provas com a convocatória dos juízes.
Manuel Geraldes

14/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video