| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

7 de novembro de 2018

José Luís Pires
Notícias do Retaxo

Congresso para jovens folcloristas

A Federação do Folclore Português leva a efeito, dia 17 de novembro, no Viseu Arena, em Viseu, mais um congresso para jovens folcloristas, cujo mote é Novos Desafios do Património Cultural.
Dedicado aos jovens folcloristas associados da FFP, mas aberto a todos os observadores que nele queiram participar, o Congresso surge num momento em que é importante chamar a atenção às oportunidades que o património cultural-tradicional oferece a todos os que a ele estão ligados, nomeadamente os grupos/ranchos de folclore.
Com um vasto programa, que se estende durante todo o dia 17, o mote é dado pelas 10 horas, com o tema Folclore, ciência e cidadania.
Temas como: Recriação, recolha e registo, salvaguarda e recriação fazem igualmente parte do programa, em que se incluem laboratórios criativos nas temáticas dos cordofones, canto polifónico, dança, traje, artes do espetáculo, jogos tradicionais e o processo técnico digital da FFP.
Uma sessão solene, pelas 18h30, antecede o serão plenário, pelas 21h30, que encerra o Congresso de Jovens Folcloristas.
Do Concelho de Castelo Branco vão estar representados alguns grupos/ranchos de folclore, cabendo ainda aos tocadores de viola beiroa Alísio Saraiva (Rancho Folclórico de Retaxo), José e Tiago Antunes (Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa/ Associação As Palmeiras) interpretar alguns temas musicais, na abertura e durante o Congresso.

 

Almoço e magusto

Apesar de ser Dia de Santos, foi boa a aderência ao almoço que a ACS Rancho Folclórico de Retaxo realizou, mais uma vez, na sua sede social. À sopa de grão, seguiram-se os grelhados, a fruta e as papas de carolo, ou não fosse a época deste doce!
A meio da tarde, muitas dezenas de residentes na Freguesia, entre elementos do rancho, sócios, e outros, saborearam as castanhas e a jeropiga, ofertas da coletividade.
A confeção do almoço e o assar das castanhas coube aos componentes da Associação.

 

Curso de Ecoturismo/Portugal 2020

15 formandos da Freguesia, iniciaram em 10 outubro último, na sede da ACS Rancho Folclórico de Retaxo, entidade promotora, um curso em Ecoturismo.
Integrado no âmbito do Poise-Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Eixo 3, o mesmo tem como objetivos principais promover o desenvolvimento das competências de grupos potencialmente mais vulneráveis, capacitação para a inclusão.
Como entidade formadora credenciada, a associação Retaxense contratou a Sicó Formação, sendo os formadores todos eles do Distrito de Castelo Branco.
Ao longo das 250 horas da formação, que termina a 7 de dezembro próximo, os formandos integram um programa de formação, que visa dotá-los de maiores conhecimentos na área lecionada.
Após a conclusão deste curso, irão seguir-se outros, pelo que os interessados podem obter todas as informações, assim como proceder a uma pré-inscrição, na sede da coletividade.
Uma mais-valia para a Freguesia, e sobretudo para os formandos, que ficam mais habilitados e valorizados.

07/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video