7 de novembro de 2018

DESPORTO ADAPTADO
APPACDM presente nos 4º Jogos de Portugal dos Special Olympics

Os 4ºs Jogos de Portugal Special Olympics, foi uma iniciativa organizada pela CERCICA em conjunto com a Special Olympics Portugal, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Instituto Português do Desporto e Juventude, que integra o Programa Nacional Desporto Para Todos e a Escola Salesiana de Manique.
Neste grande evento estendeu-se durante 4 dias, sendo que estiveram presentes mais de 150 atletas, representando 16 instituições de todo o pais, disputando competições de 4 modalidades- Atletismo, Futsal, Basquetebol e Natação.
A APPACDM de Castelo Branco esteve representada nas modalidades de Natação e Futsal, sendo que todas as provas decorreram na Escola Salesiana de Manique.
Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.
Neste contexto, no futsal a equipa albicastrense composta por: João Gil; Micael Justiça; Guilherme Morão; João Gomes e João Carlos conseguiu um honroso 5º lugar na classificação geral. Já na modalidade de natação, a atleta Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e livres, enquanto o atleta João Gil (25m livres) e Miguel Rapoula (50 e 100m livres) também subiram ao pódio obtendo um brilhante 3º lugar. De salientar que os atletas foram acompanhados tecnicamente por Raquel Correia (psicóloga) e Pedro Pires (Técnico de Desporto Adaptado).
O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o bem-estar dos atletas. Assim durante o desenrolar da competição foram efetuados rastreios dentários e visuais a todos os participantes.
Para além da participação neste grande evento, a equipa de natação da instituição albicastrense ainda se deslocou ao Fundão para participar no Torneio de Natação promovido pela APPACDM local. De salientar que ambas as competições foram pautadas pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

07/11/2018
 

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video