| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

7 de novembro de 2018

EM PRAGA, NA REPÚBLICA CHECA
InovCluster integra agrupamento europeu de interesse económico

A Associação do Cluster Agro-industrial do Centro, InovCluster, formalizou, em Praga, na República Checa, a constituição de um Agrupamento Europeu de Interesse Económico, o Ad-Pack EEIG (European Economic Interesting Group), no âmbito do setor das embalagens inteligentes e ativas na Europa.
Formado no âmbito da participação da InovCluster no projeto Ad-Pack - Future materials and products for advanced smart packaging (Futuros materiais e produtos para embalagens inteligentes), o Ad-Pack EEIG, entidade jurídica de caráter internacional e de tipo associativo, com objetivos económicos e não lucrativos, tem como objetivo facilitar e contribuir para o desenvolvimento da atividade económica dos seus membros e aumentar os resultados da sua atividade, através da partilha de recursos, atividades, capacidades e competências.
O Ad-Pack EEIG tem como membros fundadores os clusters: Nanoprogress, da República Checa (área das nanotecnologias); Balticnet-Plasmatec, da Alemanha (área das tecnologias plasma); Plastiwin, da Bélgica (área dos plásticos) e a InovCluster, de Portugal (área agroindustrial).
De acordo com Cláudia Soares, presidente da InovCluster, “o objetivo do Ad-Pack EEIG é apoiar as PMEs europeias no acesso facilitado às cadeias de valor globais e aos mercados globais, quer ao nível comercial, quer ao nível da investigação e desenvolvimento de novos produto e serviços, no setor das embalagens inteligentes e ativas, procurando também responder aos desafios da sustentabilidade”.
Desde janeiro de 2016 que a InovCluster integra este consórcio formado por vários clusters e entidades europeus, que procuram a combinação de experiências, know-how e cadeias de valor, que promovam o empreendedorismo e inovação no setor das embalagens inteligentes e ativas na Europa. O projeto tem como finalidade criar alto valor acrescentado através da cooperação entre os seus membros e associados do Ad-Pack EEIG, reunindo os serviços das PMEs e das entidades de inovação pertencentes a cada um dos clusters associados, que, através da cooperação empresarial em matéria de investigação e desenvolvimento com parceiros e consumidores da Europa e de países tercei-ros, poderão mais facilmente conseguir atingir os seus objetivos empresariais.
Esta parceria é reconhecida pela Plataforma Colaborativa de Clusters Europeus (EECP – European Cluster Colaboration Platform) como uma parceria estratégica europeia, que procura ter impacto no crescimento do emprego europeu, com competividade e inovação, através da combinação de diferentes áreas de inovação para o setor das embalagens inteligentes e ativas, e intensificando a cooperação entre os vários clusters, entidades e empresas além-fronteiras, fortificando assim as ca- deias de valor.
A continuidade do trabalho desenvovlido neste projeto foi igualmente considerada pela União Europeia e pelos membros do consórcio uma vantagem significativa e de extrema importância, não só para o setor das embalagens, como para outros setores económicos que dele beneficiam, entre os quais se destaca o setor agroalimentar, sendo agora, com a criação do Ad-Pack EEIG, garantida essa continuidade do trabalho de colaboração já iniciado pela InovCluster também neste projeto desde 2016.
“A InovCluster está confiante que este passo vai apoiar o desenvolvimento deste setor, de elevada importância para o setor agroalimentar e em particular para Portugal, onde há necessidades concretas às quais urge responder e para as quais ainda não há soluções no mercado”, afirma Cláudia Soares, acrescentando que “exemplos disto são a necessidade ao nível de embalagens para a con-servação de alimentos que permitam maiores tempos de vida útil, um fator muito importante para responder à aposta do país na internacionalização do setor agroalimentar e assim permitir o acesso de cada vez mais produtos alimentares portugueses aos mercados externos”.
Outros exemplos são o desenvolvimento de embalagens que, através de soluções tecnológicas, comunicam ao consumidor informações importantes acerca do produto, a prevenção de contrafação, a utilização de embalagens que, através de atmosferas modificadas podem interagir com os alimentos no seu interior, garantindo assim determinadas propriedades, entre tantas outras aplicações.
Cláudia Soares realça ainda que “consideramos que o enorme potencial deste setor não se circunscreve apenas ao setor em si, mas extravasa para o espaço intersectorial, que dele também pode beneficiar. É, portanto, no âmbito das relações de complementaridade entre os vários setores que surge a parceria do projeto AdPack, com foco no desenvolvimento e internacionalização de novas embalagens aplicadas ao setor agroalimentar”.
A InovCluster encontra-se atualmente a desenvolver ações integradas no projeto AdPack de apoio à internacionalização das PMEs portuguesas e europeias para os mercados dos Estados Unidos, Canadá e China. Qualquer empresa ou entidade nacional, do setor das embalagens inteligentes e sustentáveis ou setores relacionados, interessada em participar no projeto pode fazê-lo, manifestando o seu interesse junto da InovCluster.

07/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video