| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

7 de novembro de 2018

SEXTA-FEIRA E SÁBADO
Fabre Actum dedica encontro à água

A Fabre Actum – Associação para a Dinamização, Defesa & Animação de Patrimónios e Artes e o Clube UNESCO – Ciência, Tradição e Cultura, organizam, na próxima sexta-feira e sábado, 9 e 10 de novembro, no Conservatório Regional de Castelo Branco, o 3º Encontro Património & Artes, subordinado ao tema Uma Água. Muitas Águas...
O programa começa na próxima sexta-feira, 9 de novembro, às 14h30, com a abertura oficial, seguindo-se, às 15 horas, a conferência inaugural A Cultura da Água: Hidro-História – Um Estudo de Caso no Universo Touareg do Planalto do Ahaggar (Saara Central Argelino), de Isabel Moreira Ribeiro, do Centro de História da Universidade de Lisboa), com a apresentação de Jorge Costa, da Fabre Actum.
A partir das 15h45 realiza-se o painel Da Tradição Oral à Literatura e Outras Artes, com Ana Paula Guimarães, do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição Oral da Universidade Nova de Lisboa, Rituais da Água – Da Vida à Morte; Rui Sousa, artista plástico e ilustrador, Criatividade. Água; Carlos Augusto Ribeiro, do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição Oral da Universidade Nova de Lisboa, Presença Material da Água na Arte Contemporânea.
Depois do Momento H2O, marcado para as 17h15, às 17h30 começa o painel Engenhos e Patrimónios de Água, com Bárbara Sofia Bruno e Margarida Filipe Ramos, do Serviço Educativo do Museu da Água da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), Água – Um Património Mutável: Das Redes de Abastecimento às Redes Culturais; o investigador Manuel Lopes Marcelo que aborda o tema Moinhos, Enquadramento Histórico e Sociocultural; Manuel Mendes de Melo, do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, projeto Oyas Aquae Vitae – Olaria e Uso Racional de Água.
À noite, a partir das 22 horas, no Cine-Teatro Avenida, começa uma noite cultural com a exibição do documentário Até à Última Gota: A Guerra Secreta da Água na Europa, de Yorgos Avgeropoulos, da Small Planet Productions, Grécia, seguindo-se o momento musical A Bit of Bit, com Bitocas Fernandes, da Glocalmusic.
No sábado, 10 de novembro, de regresso ao Conservatório, a partir das nove horas, realiza-se o painel A Água, Um Recurso a Preservar, com Isabel Freire Ferreira, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Para Onde Vai a Água Com Que Regamos?; o meteorologista Manuel Costa Alves, As Alterações Climáticas e a Disponibilidade de Água; e Sofia Guedes Vaz, da Sociedade de Ética Ambiental, H2O, Água.
O encerramento do encontro está marcado para as 10h30 e depois do Momento H20, às 10h45, a partir das 11h30, começa a atividade À descoberta do Rio Ocreza, que é uma caminhhada orientada por Luís Quinta-Nova, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, e Sílvia Ribeiro, da Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.
O programa termina depois das 14 horas, com um almoço regional.
As inscrições devem ser feitas em https://goo.gl/forms/3KNqyRZPpyCzfmds1.

07/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video