| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

7 de novembro de 2018

NO PRÓXIMO DOMINGO
Armistício da I Grande Guerra é assinalado na cidade

A Câmara de Castelo Branco associou-se ao Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes para assinalar o centenário da assinatura do Armistício da I Grande Guerra.
As comemoração realizam-se no próximo domingo, 11 de novembro, precisamente o dia em que se assinala a assinatura do documento que colocou fim ao conflito.
Na apresentação do programa comemorativo, o vice-presidente da autarquia, José Augusto Alves, lembrou as ligações históricas de Castelo Branco com as forças armadas, nomeadamente a presença durante vários anos de dois quartéis na cidade o que contribuiu para o ingresso de muitos militares desta Região nas forças armadas. Lembrando que “não podemos esquecer estes homens que serviram as forças armadas e que hoje, dada a sua idade já avançada, precisam de apoio, que lhes tem sido dado pelo Núcleo da Liga”.
José Augusto Alves apelou à participação de toda a comunidade nas comemorações, de forma a homenagear não só os militares que participaram na Grande Guerra, mas também todos aqueles que ao longo dos anos serviram o País através das forças armadas.
Para o presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes, coronel Gonçalves, este é um programa ambicioso, que assinala não só o Dia do Armistício, mas também os 95 anos do Núcleo da Liga.
O responsável destaca as cerimónias que vão ter lugar a partir das 10h45, junto ao Monumento ao Combatente e afirmou que “gostaríamos que a população se juntasse a nós nestas comemorações, em que vamos contar com a presença da Força Militar do Regimento de Infantaria 15 de Tomar que estará presente para dignificar esta cerimónia”.
No mesmo dia é apresentada a segunda edição do livro Batalhão de Infantaria 21 – o Batalhão dos Beirões na Grande Guerra, da autoria do tenente-coronel António Pires Nunes e de Carlos Matos, que é apresentado a partir das horas no Cybercentro, pelo coronel tirocinado Lemos Pires, historiador e especialista em geopolítica e estratégia.
Entretanto está patente no Cybercentro uma exposição de painéis e materiais museológicos alusivos à efeméride e no exterior foi reconstruida uma trincheira igual às da Grande Guerra.

07/11/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video