| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

31 de outubro de 2018

Executivo faz balanço positivo do primeiro ano de mandato

O executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão cumpriu, dia 16 de outubro, o primeiro ano de mandato. O momento foi aproveitado pelos eleitos do Partido Socialista (PS) para traçar “um balanço positivo do trabalho desenvolvido e no qual se destaca a atração de investimento privado e a criação de emprego, a aposta na habitação e a consolidação dos apoios sociais e escolares, a par de uma gestão rigorosa”.
É adiantado que “essa boa gestão foi reconhecida no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que, pelo segundo ano consecutivo, classifica Vila Velha de Ródão como o município de pequena dimensão com melhor eficiência financeira. O resultado obtido neste documento de referência na monitorização do uso dos recursos públicos vem comprovar o bom rumo das opções tomadas pelo executivo, que ainda assim não descurou o investimento no Concelho. Disso mesmo é exemplo o início da construção de 18 moradias na Quinta da Torre Velha, obra que representa o maior investimento de sempre do município com recurso a fundos próprios, a que se junta a recuperação de duas moradias degradadas na zona histórica da vila e a disponibilização de lotes de terreno para construção”.
O executivo realça que “o objetivo é incentivar a fixação de jovens e famílias no Concelho e colmatar a falta de oferta do mercado privado de arrendamento, sendo estes investimentos com-plementados com o reforço dos programas de apoio à habitação e ao arrendamento jovem”.
Por outro lado é destacado que ainda na área da ação social, “ao longo deste primeiro ano de mandato, foram consolidados e reforçados o programa Saúde Mais, que proporciona consultas médicas de Clínica Geral aos munícipes em complemento aos serviços prestados pelo Serviço Nacional de Saúde, e o apoio aos munícipes em situação de vulnerabilidade social e/ou económica.
Ao nível da economia e emprego, as medidas de apoio ao investimento privado garantiram a instalação no Concelho da Plastificadora de Ródão, uma fábrica de plastificação de papel que veio criar 40 postos de trabalho diretos. Destacamos ainda a incorporação de 17 novos quadros nos serviços municipais, através do recrutamento para preenchimento de lugares vagos no mapa de pessoal e do programa de regularização extraordinária de vínculos precários”.
Já na área da educação, “assistimos neste ano letivo ao aumento da população escolar ao nível das creches, o que levou à criação de mais uma turma e à realização de obras de melhoria no edifício do Pré-Escolar. Para além de garantir a frequência gratuita de creches e jardins de infância, a autarquia procedeu também ao reforço do apoio em livros e kits de material escolar, que se estenderam ao 9º ano de escolaridade, e ao aumento do número de apoios e bolsas de estudo do Ensino Superior”.
Igualmente sublinhado é que “para garantir as melhores condições aos alunos, o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão foi dotado com uma nova biblioteca e um novo autocarro de transporte escolar. A pensar no futuro dos nossos jovens, o município apoiou a sua participação nas universidades de verão das universidades de Coimbra e do Porto, dando-lhes a oportunidade de um contacto precoce com o mundo universitário que os ajude a orientar melhor as suas escolhas”.
No setor do desporto e lazer, “a inauguração do novo Ginásio Municipal e a requalificação das Piscinas Municipais de Vila Velha de Ródão traduziram-se, respetivamente, numa taxa de frequência de 90 por cento e no maior número de sempre de utilizadores, o que vem demonstrar a importância destes equipamentos para o bem-estar e qualidade de vida da população. Durante o verão, o município promoveu ainda as habituais atividades de ocupação de tempos livres, de forma a proporcionar às crianças e jovens um conjunto de práticas desportivas, lúdicas e culturais, bem como o usufruto dos recursos naturais e equipamentos do concelho”.
A aposta estratégica no turismo “foi mantida com a criação da marca Terras de Oiro, uma plataforma de promoção e divulgação dos produtos regionais sob uma identidade única e que visa ajudar os produtores locais a penetrarem no mercado nacional e internacional. A iniciativa foi apresentada ao público em junho deste ano, durante a Feira dos Sabores do Tejo, evento que, à semelhança do Festival das Sopas de Peixe ou do encontro Poesia…Um Dia, se tornou já numa insígnia de qualidade da região”.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, destaca “tudo o que de positivo se alcançou neste primeiro ano de mandato” e refere que “as expetativas para os restantes anos são auspiciosas, e que mais e melhor será feito em prol do Concelho de Vila Velha de Ródão”.

31/10/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video