| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

31 de outubro de 2018

O DOCE ÍCONE DO CONCELHO CONTINUA A MARCAR PONTOS
Câmara cria oficina da tigelada no Pergulho

A Câmara de Proença-a-Nova vai reforçar a promoção da tigelada em 2019, associando a esta te-mática a Festa do Município, o maior evento do calendário anual que já tem data marcada para os dias 7, 8, 9 e 10 de junho.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, afirma que “para além de promovermos a tigelada, estamos também a divulgar outros produtos que são fundamentais para a confeção daquele que é o doce mais típico do Concelho, nomeadamente o mel e leite de cabra, que lhe dá o seu sabor tão característico, e que são fileiras com peso crescente na economia municipal”.
João Lobo adianta ainda que a autarquia vai criar uma oficina da tigelada na antiga escola primária do Pergulho, pois “o nosso objetivo é apoiarmos a reconversão do edifício para acolher este projeto que tem duas valências. Por um lado criar o centro interpretativo da tigelada, que explica e contextualiza esta tradição e, por outro, criar condições para se confecionar a tigelada, em contexto de atelier ou para comercialização”. A Câmara candidatou esta Oficina da Tigelada ao programa Tradições da EDP, estando a aguardar a divulgação dos resultados.
A Feira da Tigelada e do Mel de Proença-a-Nova, que decorreu nos dias 27 e 28 de outubro, reuniu 27 associações do Concelho que apresentaram a tigelada nos tradicionais caçoulos de barro, cozida em forno a lenha, e ainda produtores de mel e artesãos.
“O balanço que fazemos é muito positivo, não só pelas 1.730 tigeladas disponibilizadas nos dois dias de Feira, como pelo envolvimento das associações e respetivas comunidades pois esse é também um dos objetivos que pretendemos alcançar com estes eventos”, realça João Lobo.
A empresa Rica Granja disponibilizou 1.630 dúzias de ovos e a Capripinhal – Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra do Pinhal 400 litros de leite de cabra.
Do programa da Feira destacou-se o atelier de cultura e gastronomia Os Segredos da Tigelada, inserido no projeto Beira Baixa Cultural, com o chef Rui Lopes a explicar os passos para fazer o doce que resulta da mistura de ovos, leite, mel, canela, raspa de limão, farinha e açúcar. Colocando as mãos na massa, as mais de duas dezenas de participantes puderem depois levar o caçoulo para casa.
O Centro Ciência Viva da Floresta apresentou uma outra utilização dos ingredientes da tigelada, criando o Tigelado, recorrendo ao azoto líquido que potencia a congelação quase imediata do preparado. Juntando ciência e tradição, o resultado foi apreciado pelos muitos presentes apesar do frio que se fez sentir.
O projeto EZ Sapadores também se juntou à iniciativa, garantindo animação ao longo do atelier. Decorreu ainda o Festival das Artes da Beira Baixa, com a presença dos grupos Amigos do Presidente, Pilha Galinhas e do Grupo de Concertinas da Sarzedinha e Montelhado Amigos da Académica.
O próximo evento que reúne as associações e as tradições locais é o Mercado dos Sabores de Natal, agendado para os dias 15 e 16 dezembro, que inclui o passeio pedestre NaTal Rota Gourmet, com inscrições até 13 de dezembro, no Posto de Turismo ou diretamente na página da Câmara.

31/10/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video