| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

31 de outubro de 2018

PSD desafia Secretaria de Estado para valorizar o Interior

A Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD) Castelo Branco “saúda”, em comunicado, “o agendamento da criação de um estatuto fiscal amigo do Interior, pois é um tema pela qual o PSD Castelo Branco tem lutado ao longo dos anos e que se enquadra na estratégia que sempre defendemos, designadamente quando apresentámos a iniciativa para a criação do estatuto dos territórios de baixa densidade, essencial para dissipar o profundo desequilíbrio do nosso país, entre um Interior cada vez mais despovoado, envelhecido e abandonado, em contraponto a duas áreas metropolitanas cada vez mais populosas, concêntricas e ricas”.
Os social democratas avançam que “o Distrito de Castelo Branco que tem no ranking do despovoamento os três primeiros lugares e no do envelhecimento os quatro primeiros, onde a rácio de idosos vai de 600 a 800 idosos por 100 jovens até aos 15 anos. Hoje, o Distrito de Castelo Branco tem apenas 20.000 alunos quando em 2010 tinha inscritos cerca de 30.000 alunos nos ensinos Básico e Secundário. Em suma 3/4 do território está em despovoamento acelerado! Que futuro há para cerca de 80 por cento do nosso território?”
Acrescenta que “face a este dramático panorama, temos um governo que jura a pés juntos a sua preocupação pelo Interior e diz que quer inverter esta situação... Começou por criar uma unidade de missão que foi um rotundo fracasso, para depois a transformar num gabinete de reflorestação na sequência dos incêndios de Pedrógão, para agora a ter convertido numa Secretaria de Estado a sediar em Castelo Branco, uma decisão hipócrita, numa altura em que os serviços de interesse público, como sejam os serviços bancários, correios, seguros, transportes e outros, todos os dias encerram na nossa região”. Por isso é defendido que “não queremos uma Secretaria faz de conta, durante uns meses para agradar à clientela socialista local, para, no final desses meses, se mudar a orgânica e a Secretaria de Estado não ter passado de um pesadelo de fim de semana”.
Em contrapartida é realçado que “queremos a reabertura dos serviços encerrados. Se o Governo das esquerdas, liderado pelo PS e apoiado pelo PCP e BE em três orçamentos de Estado, e que no Orçamento de 2019 já tem o apoio declarado do BE e aguarda a falsa indecisão do PCP que, no fim, vai votar a favor, foi o campeão das reversões inúteis, o futuro Governo do PSD será o campeão da reabertura dos serviços públicos no Interior. Não é uma promessa vã, é uma necessidade de sobrevivência do território”.
Para o PSD “a pouca vergonha política, do engano e da dissimulação não termina aqui. Na passada quinta-feira, apresentou-se um pacto de medidas efetivas para o Interior a favor dos que acreditam na nossa Região. Medidas diferenciadoras ao nível dos benefícios fiscais aos empresários que se instalem no Interior, deduções de encargos com transportes para os residentes, reforço das deduções de despesas com educação e imóveis para os contribuintes residentes em territórios do Interior”, para sublinhar que “todas estas medidas foram chumbadas pelo PS, PCP e BE. Não somos todos iguais. Nunca no período da Troika em Portugal se encerraram os serviços públicos de proximidade. Agora, no período de governação das esquerdas unidas, não há sede de concelho que consiga escapar ao encerramento de serviços”. Perante isto é defendido que “precisamos, não de mais encerramentos mas sim de um plano de ação, que promova estratégias orientadas para o desenvolvimento integrado destas regiões, com medidas profundas e arrojadas, por um efetivo crescimento da nossa região”. Tudo isto para adiantar que “esse é o desafio que a Distrital do PSD lança ao secretário de Estado da Valorização do Interior. Que pare, imediatamente, com os encerramentos de serviços no Distrito de Castelo Branco, que acabe, de uma vez por todas, com as portagens na A23 e que aprove, para bem da região, o estatuto dos territórios de baixa densidade”.

31/10/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video