| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

31 de outubro de 2018

Entrelaços regressa

O Musicalbi organiza, sexta-feira e sábado, 2 e 3 de novembro, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, o Entrelaços 2018 – XVIII Festival Internacional de Música Folk de Castelo Branco.
Sexta-feira, 2 de novembro, a partir das 21h30, sobem ao palco Carlos Salvado Jr, que apresenta Marimbar, e José Barros & Mimmo Epifani com convidados, que apresenta Mar de Lua.
Sábado, 3 de novembro, também a partir das 21h30, atua Miguel Calhaz, que apresenta Contÿa!, e Lulavai.
Carlos Salvado Jr. é natural de Castelo Branco e iniciou cedo os estudos em percussão, no Conservatório Regional de Castelo Branco, e em bandolim, na Escola de Música da Orquestra Típica Albicastrense. Atualmente estuda na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco. Como músico, está envolvido em vário projetos, como a Orquestra Típica Albicastrense, ORQFOLK; Sintonizados; Quintarolas, Grupo Instrumental do CCD da Câmara Municipal da Sertã, entre outros. A sua participação no Entrelaços assenta, sobretudo, numa performance de uma composição contemporânea para marimba que utiliza processos eletroacústicos e meios tecnológicos disponíveis para tratamento em tempo real.
Por seu lado José Barros e Mimmo Epifani é um projeto itálo-português. José Barros, multi-instrumentista, toca instrumentos tradicionais de cordas portugueses: viola braguesa, viola campaniça, viola beiroa, cavaquinho, bandolim, viola e voz; Mimmo Epifani é um músico virtuoso no bandolim, bandola e bandonloncelo. Estes dois músicos começaram a trabalhar em vários projetos desde 2005, primeiro com o projeto La Gialleta, no Festival7Sois7Luas, depois com o projeto MedKriolOrkestra, também do Festival7Sois7Luas, e ainda de colaborações várias de Mimmo com o Navegante, em Portugal, e de José Barros com Epifani Barbers, em Itália. O repertório vai desde a música tradicional de Itália a Portugal, dos clássicos, da tarantela à música minhota, do fado à música napolitana, da pizzica aos ritmos beirões, mas também e principalmente, as músicas originais que nascem do cruzamento do trabalho conjunto dos dois músicos.
Contÿa! Contemporânea Tradição é o novo projeto musical do compositor cantautor/contra-baixista Português Miguel Calhaz, que tanto assenta na raiz tradicional da música portuguesa como simultaneamente navega em universos musicais contemporâneos. Aqui e ali, laivos de antigas heranças musicais presentes no folclore português, como por exemplo a hispano-árabe, entrelaçam-se com hipnóticas polirritmias e reharmonizações, mais próximas de práticas musicais presentes. Lorena, Paula, Josefa e Elena, são as quatro mulheres que formam este insólito quarteto feminino da Galiza, onde o protagonismo das harpas e o som doce das suas vozes dão vida a um estilo próprio e único, chamado Lulavai. Em 2008, decidiram criar um projeto musical, onde a sonoridade de quatro harpas e quatro vozes se fundem para interpretar, com um som muito particular, temas tradicionais galegos e composições originais. Desde então já tocaram em muitos palcos, desde a Galiza até ao País Basco, Portugal ou França, participando em festivais como Lorient, FolkSegovia, Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro, Folkez Blaiz, e mais recentemente no Arcu Atlánticu de Xixón.

31/10/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video