| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

17 de outubro de 2018

Lopes Marcelo
CANCIONEIRO LOCAL II (CÂNTICOS LIGADOS AO SAGRADO)

No âmbito da divulgação das tradições genuínas e prosseguindo a proposta de diálogo cultural, na partilha de identidade e de cidadania de proximidade, damos sequência à abordagem do nosso cancioneiro local à capela, transmitido oralmente de geração em geração.
Constituem testemunhos centenários recolhidos junto de pessoas de bastante idade, que os aprenderam de seus pais e avós e que ainda não tinham sido recolhidos e portanto registados, quer em papel, quer gravados em registos audio-visuais.
Abordamos hoje os cânticos ligados ao sagrado que são expressão de toda uma liturgia inciática algo difusa, mas notavelmente simbólica e relevante no âmbito da cultura tradicional popular. Religião e natureza interpenetram-se, vida e morte ligam-se, celebração e saudade vivem-se entrelaçadas em vibrações telúricas. Muitas vezes, tais vibrações e ritos culturais expressam-se em cânticos à capela, de invocação, de agradecimento e sempre de respeito pelo sobrenatural.
São, em geral, cânticos colectivos predominantemente à capela, ou seja, sem acompanhamento instrumental. Cantar à capela, vem dos primeiros tempos da humanidade, em que as pessoas, ainda sem instrumentos musicais, ofertavam as suas vozes cantando quase sempre em grupo, nos locais sagrados, designados por capelas.
Revelam tais cânticos, na sua roupagem popular, simples e ingénua, as tradições , o entorno etnográfico e os sentimentos, quer individuais, quer colectivos. São, assim, expressâo genuína da alma do nosso povo, constituindo elementos base da identidade cultural de cada comunidade, que importa valorizar para não se perder o íntimo calor da lareira da memória, que embora enrrugada pelo tempo, ainda é o lugar especial do sentir, no esvoaçar mágico da alma colectiva.

Hoje divulgamos uma canção de Natal.

Em Belém à Meia-noite
É a noite de Natal
Nasceu Jesus num Presépio
Maravilha sem igual

Refrão
Cantem, cantem os anjos
A Deus um Hino
Cantem, cantem os homens
Ao Deus menino
Cantem, cantem todos
Ao Rei Divino
Em Belém à Meia-noite
Noite de paz e alegria
Nasceu Jesus num Presépio
Filho da Virgem Maria

Refrão

Pauta

 

 

17/10/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video