| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

10 de outubro de 2018

SEMPRE COM ENTRADA LIVRE
Centro Artístico oferece iniciativas culturais para todos os gostos

Música, dança, exposições, teatro, tertúlias e livros são os ingredientes da agenda cultural do Centro Artístico Albicastrense (CAA) para os meses de outubro, novembro e dezembro, que foi apresentada na passada quinta-feira, 4 de outubro. Assim, ao longo destes três meses, nesta coletividade localizada na Zona Histórica de Castelo Branco o que não faltará serão motivos de interesse para assistir a actvividades culturais, sempre com entrada gratuita.
Na apresentação da programação, o presidente da Assembleia Geral do CAA, José Adelino Loureiro, fez questão de recordar que a coletividade conta com 110 anos e que teve como mentor Manuel Oliveira Leitão. Deste modo nasceu “esta associação dedicada aos artistas porque, como classe mais baixa, não eram aceites noutras instituições”.
Por seu lado o presidente da Direção, Paulo Afonso, focado na agenda cultural, referiu que a finalidade desta foi “criar um programa rico do ponto de vista cultural”, não deixando também de sublinhar a importância das atividades regulares, como as danças de salão, às segundas-feiras; as aulas de biodança, às terças-feiras; o ioga, aos sábados; e os cursos de fado, sendo que neste caso, entre janeiro e dezembro do próximo ano, decorrerá uma nova ação de formação, abrangendo a voz, a guitarra portuguesa e a viola de fado.
Paulo Afonso sublinhou ainda que o CAA é uma coletividade de portas abertas, pelo que nas suas instalações já ensaia um grupo de fado e “outros grupos podem também aqui vir ensaiar”, revelando que, para já, está em aberto a possibilidade de aqui vir ensaiar uma tuna”.
No que refere à programa da agenda cultural, Fernando Raposo explicou que o seu objetivo “é contribuir para a dinamização desta Zona Histórica, com iniciativas para o público, principalmente às quintas-feiras, com grupos da cidade, do Concelho e da Região, que vêm gratuitamente”. Facto que permite que a entrada para as atividades também seja gratuita, tanto mais, “porque queremos ir ao encontro daqueles que têm menos recursos”.
Fernando Raposo revelou ainda que para a próxima agenda cultural está a ser delineada “a introdução de ciclos de cinema, com filmes de fora do circuito normal”.

O que pode ver
nos próximos três meses
O primeiro espetáculo da agenda cultural realiza esta quinta-feira, 11 de outubro, a partir das 21 horas e trata-se de um concerto com o grupo Xaras, constituído pela fadista Ana Paula Martins Gonçalves acompanhada pelos músicos Custódio Azevedo Fidalgo do Castelo, Miguel Nuno Marques Carvalhinho, José Filomeno Martins Raimundo e Pedro Miguel Reixa Ladeira.
Dia 18 de outubro, a partir das 21 horas, no Espaço Tertúlia, Valter Lemos aborda o tema Educação e Poder Local.
Dia 20 de outubro é inaugurada uma exposição de pintura da autoria de Mário Costa.
A música regressa dia 25 de outubro, com a Orquestra Viola Beiroa e dia 27 realiza-se uma tarde dançante.
Em novembro, dia 1, atua o grupo Modas de Ródão e no dia 8, o Espaço Tertúlia será subordinado ao tema Alterações climáticas e as suas consequências, tendo como orador Costa Alves.
Dia 15 de novembro atua o grupo de música de câmara da Escoa Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, e dia 17 realiza-se uma nova tarde dançante, enquanto dia 20 é inaugurada a exposição Design ESART, sendo que as atividades do mês de no-vembro terminam dia 29, com a atuação do grupo de percussão Os Chibatas.
Já em dezembro, entre 2 e 5, decorre a Festa do Livro, numa colaboração com a Alma Azul.
O Orfeão de Castelo Branco atua dia 6 de dezembro e a agenda cultural destes três meses termina dia 13 de dezembro, com uma peça de teatro levada à cena pelo Tramédia.
António Tavares

10/10/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video