| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

12 de setembro de 2018

NOS BASTIDORES DO ATLETISMO
Organizações de provas de estrada

Quando lemos ou ouvimos notícias sobre atletismo, a maior parte das mesmas falam sobre os vencedores das provas, o número de participantes e pouco mais. Mas inúmeras coisas se podem falar sobre esta modalidade que nos últimos tempos tem atraído muitos praticantes. Nos bastidores do atletismo é um artigo que vai dar a conhecer um pouco mais do atletismo no distrito de Castelo Branco. Para os próximos tempos prometo muitas histórias, muitas curiosidades e surpresas.
No artigo desta semana, vou falar da organização de uma prova de atletismo em estrada. Quando um determinado clube, associação ou outra entidade decidem organizar uma prova de atletismo são dois os caminhos principais que têm de ser percorridos em simultâneo. O caminho relacionado com toda a parte burocrática da prova e o caminho de toda a logística da mesma. Começando pelo primeiro caminho, a organização da prova deve, de acordo com os escalões que vai ter em competição e com as distâncias mínimas e máximas previstas nos regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo que cada um pode fazer, definir os percursos onde as várias provas vão passar. Estes percursos devem ser submetidos à aprovação das forças de segurança da localidade onde vai decorrer a prova de atletismo em estrada. Aprovados os percursos, e tendo já distâncias certas para cada um dos escalões, a organização submete o regulamento à Associação de Atletismo de Castelo Branco para aprovação. Após estar aprovado e ter obtido a declaração da entidade reguladora do atletismo no distrito de Castelo Branco, a organização pode começar a divulgar o regulamento, ir à Camara Municipal para obter a autorização para realização do evento desportivo e fazer um seguro para a prova. As inscrições são feitas geralmente para a Associação de Atletismo de Castelo Branco que atribui a cada atleta um número e depois introduz esses dados num programa que no dia da prova irá fazer a classificação individual e coletiva. Na parte logística a primeira coisa a fazer é pedir apoios e patrocínios para a competição. Como na maior parte das provas no distrito de Castelo Branco as inscrições são gratuitas, as organizações têm de conseguir verba para pagar o policiamento, o seguro da prova, o ajuizamento e despesas inerentes às inscrições e os prémios a entregar aos primeiros atletas de cada escalão. As despesas poderão ser maiores se pretenderem dar prémio de participação e almoço. A distância ou as condições climatéricas poderão obrigar à existência de pontos de refrescamento ou abastecimento. A água e restantes produtos para esses locais bem como as mesas, pessoas e transporte no dia da prova para os mesmos são outras das dores de cabeça das organizações.
Claro que mais dores de cabeça poderão existir se a organização entender dar prémios de participação, oferecer almoço ou ter um palco para entrega de prémios, entrega de prémios esta que não dispensa, no mínimo, uma aparelhagem com microfone. Nos dias que antecedem a prova, a marcação dos percursos com setas no pavimento ou o pedido de pessoas para colocar nos cruzamentos e entroncamentos, a separação dos troféus por escalão e providenciar um local para banhos são tarefas importantes e necessárias a realizar. No dia da prova, que começa cedo, é tratada toda a logística que não é possível tratar antes. Depois, para além de receber todos os atletas, equipas e entidades convidadas para estar na prova, é necessário articular todas as tarefas e resolver imprevistos de última hora. A parte das classificações é da responsabilidade da Associação de Atletismo de Castelo Branco. No final, é hora de desmontar toda a logística e limpar os percursos e outras zona onde se realizou o evento.
Manuel Geraldes

12/09/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video