12 de setembro de 2018

ATÉ 28 DE SETEMBRO
O Olhar de Jolon na Biblioteca Municipal

A exposição O Olhar de Jolon - Gentes com História de José Lopes Nunes, foi inaugurada dia 1 de setembro, na Biblioteca Municipal de Penamacor. A mostra inclui um conjunto de 20 fotografias de figuras típicas e artesãos, algumas com mais de cinco décadas e outras mais recentes. Segundo o autor, José Lopes Nunes, as fotografias não têm título, permitindo a cada visitante da exposição fazer a sua leitura das obras.
A mostra inclui ainda cerca de 15 máquinas fotográficas antigas, algumas que adquiriu para coleção e outras que foram utilizadas pelo autor, incluindo a primeira, a segunda e a terceira máquinas que comprou.
Surpresa, nesta inauguração, foi a inclusão de 10 retratos do autor da exposição, que foi fotografado por alguns amigos.
Durante a inauguração, em representação do presidente da Câmara de Penamacor, Ilídia Cruchinho defendeu que o Concelho deve muito a Jolon, já que o autor tem deixado a sua marca tanto como fotógrafo como colaborador do Jornal do Fundão.
Ilídia Cruchinho afirmou que “nesta exposição, deixa o registo de figuras típicas do Concelho, de pessoas que nos marcaram. Quero deixar um agradecimento público pelo seu trabalho, pela dedicação e pela divulgação do Concelho e lembrar que queremos contar consigo durante muitos anos”, deixando ainda o apelo para que José Lopes Nunes realize outras exposições temáticas com os milhares de fotografias que possui.
O autor garantiu que vai continuar a fazer o que sabe de melhor e avançou que “agradeço a presença de todos. Estou rodeado de amigos. Gosto de registar as nossas gentes e as suas histórias e vou continuar a fazê-lo”.
Também Alcina Cruchinho, em representação da Biblioteca Municipal, lembrou que aquele espaço está sempre aberto a este tipo de atividades.
Por fim o filho de José Lopes Nunes, Jorge Portugal, que montou a exposição e selecionou as fotografias entre as mais de 100 mil disponíveis, deixou uma palavra de apreço ao autor, e Francisco Abreu, amigo de Jolon, defendeu que as fotografias de José Lopes Nunes são parte do património e história do Concelho.
José Lopes Nunes é natural das Aranhas, tendo nascido em 1943. Reside em Penamacor há mais de 40 anos e tomou o gosto pela fotografia com cerca de 13 anos, quando frequentava o Seminário. É colaborador do Jornal do Fundão, também há mais de 40 anos, e colaborou na ilustração fotográfica de diversas obras, tendo arrecadado também alguns prémios. Colaborou, ainda, com diversos órgãos de comunicação social regionais e nacionais, alguns deles já extintos, como o Beira Baixa, o Diário Popular, A Verdade, o Expansão, o Diário de Notícias ou a Agência Lusa.
A exposição está patente na Biblioteca Municipal de Pe-namacor até dia 28 de setembro.

12/09/2018
 

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video