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22 de agosto de 2018

João Belém
GESTÃO PARTICIPATIVA

“Sempre que a sociedade se defronta com mudanças significativas

nas suas bases sociais e tecnológicas, novas atribuições são exigidas à escola”
Penin& Vieira

É necessário que a organização escolar possua uma gestão participativa, pois a principal alternativa para que a escola se transforme num ambiente de crescimento continuo e integrado e a participação e o comprometimento de todos. Para Lück (2002) “o conceito de gestão participativa envolve, além dos professores e funcionários, os pais, os alunos e qualquer representante da comunidade que esteja interessado na escola e na melhoria do processo pedagógico.” Ou seja, trata-se do envolvimento de pessoas interessadas nas questões da escola e no seu processo de tomada de decisões. No entanto, “não basta a tomada de decisões, mas eì preciso que elas sejam postas em prática para fornecer as melhores condições de viabilização do processo de ensino/aprendizagem”. (Libâneo, 2001).
Portanto, torna-se imprescindível que o gestor analise a atitude das pessoas que trabalham na escola, relativamente às práticas pedagógicas e administrativas da organização educacional, a fim de diagnosticar o grau de interesse profissional com a instituiçãoda qual fazem parte.
O gestor escolar deve atuar como líder, ou seja, formar pessoas que o acompanham nas suas tarefas e prepará-las para serem abertas às transformações. Nesse sentido, necessita ter motivação, responsabilidade, dinamismo, criatividade e capacidade de atender às necessidades mais urgentes.
Sendo assim, “os gestores devem conscientizar-se de que seu papel na escola de hoje é muito mais de um líder que de um burocrata. Espera-se dele que assuma a direção como um membro ativo da comunidade escolar”. (SANTOS, 2002).
É dessa forma que a escola deve ser administrada, uma vez que a mesma tem que acompanhar a evolução da sociedade global, pois “as escolas atuais necessitam de lideres capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em grupo, capazes de trabalhar junto com professores e colegas, ajudando-os a identificar suas necessidades de capacitação e a adquirir as habilidades necessárias” (LüCK , 2002).
É um grande desafio para o gestor escolar atuar como líder e desenvolver formas de organização inovadoras, empreendedoras e participativas
Algumas das importantes e atuais funções do gestor escolar são prever e antecipar-se às mudanças, assim, o gestor deve saber ir além e pressentir as mudanças, aprender a pesquisar, avaliar e enfrentar os novos desafios.
Sendo assim, o gestor para liderar as mudanças e implantá-las deve ter a consciência da existência de riscos para que assim possa evitar possíveis erros, por meio de um planeamento bem elaborado e participativo. No entanto, os erros e acertos do passado podem ser fundamentais para direcionar as decisões futuras.

22/08/2018
 

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