| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

18 de julho de 2018

22 DE JULHO E 5 DE AGOSTO
Antas e mamoas da Moita recebem oficina de iniciação à arqueologia

A oficina de iniciação à arqueologia, integrada na Rota das Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, e que se realiza a 22 de julho e a 5 de agosto nas antas e mamoas da Moita, em Proença-a-Nova, tem como objetivo levar a arqueologia às pessoas, promovendo a divulgação do património arqueológico do Concelho de Proença-a-Nova.
Aproveitando a presença dos arqueólogos e estudantes do VII Campo Arqueológico Internacional, esta iniciativa convida os participantes a serem arqueólogos por um dia e participar nesta oficina em contexto de escavação e da litologia, descobrindo os métodos de preparação das pedras para os diversos fins, sob orientação dos arqueólogos, em que o objetivo é identificar peças talhadas em pedra pré-históricas e contextualizar os achados na história com mais de cinco mil anos e abordar a questão da divulgação e valorização do património arqueológico sob diferentes perspetivas e experiências.
As oficinas, a 22 de julho e a 5 de agosto, são gratuitas, mas com inscrição obrigatória no Posto de Turismo ou através do endereço eletrónico postodeturismo@cm-proencanova.pt.
Ainda no âmbito da iniciativa Rota das Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, nos dias 29 de julho e 12 de agosto, o Forte das Batarias I, em Catraia, viajará no tempo para conhecer os redutos das guerras peninsulares do Concelho e a trilhar o caminho dos invasores, onde os visitantes participarão na ação encenada pelo grupo Vaátão. Esta viagem no tempo inclui a visita à exposição temporária do espólio exumado que estará patente no Polo da Biblioteca de Sobreira Formosa. No dia 12 de agosto, a iniciativa integra o passeio pedestre Acordar o Sol e contará ainda com a presença de José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA).
Estas quatro atividades juntam-se às já realizadas em abril, com a encenação dos rituais fúnebres na Anta do Vale do Alvito, e em maio, com a recriação histórica da Lenda do Santo Lenho, e constituem o programa de 2018 da Rota das Visitas Guiadas e Encenadas aos Monumentos Megalíticos, inseridas no projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

18/07/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video