ENTRA EM FUNCIONAMENTO ESTA QUARTA-FEIRA
Politécnico tem Gabinete de Acesso ao Ensino Superior
O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) está em funcionamento entre a partir desta quarta-feira, 18 de julho, até 7 de agosto, no decorrer da primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30, no edifício dos Serviços Centrais e da Presidência.
O presidente do Politécnico, António Fernandes, recorda que se trata de um serviço gratuito de apoio aos jovens da cidade e da região, bem como das suas famílias, na formalização da candidatura de acesso ao Ensino Superior.
Recorde-se que o Politécnico disponibiliza para o próximo ano letivo um total de 992 vagas para os cursos de licenciatura lecionados nas suas seis escolas superiores: Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia. António Fernandes, congratula-se com a resposta do Politécnico ao aumentar cinco por cento as vagas em relação ao ano letivo anterior. São mais 44 vagas distribuídas pelos cursos de licenciatura com mais procura e que nos últimos anos têm tido preenchimento quase pleno via Concurso Nacional de Acesso.
Segundo o presidente do Politécnico, a diminuição de vagas nas instituições de Ensino Superior de Lisboa e do Porto, resultado de uma medida imposta pela tutela, poderá traduzir-se num aumento da procura nas outras instituições de Ensino Superior, como é o caso do IPCB.
Às vagas das licenciaturas acrescem as 560 vagas aos 25 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Politécnico, com as candidaturas a decorrerem até ao dia 3 de setembro. Os candidatos aos CTeSP têm de reunir um de três requisitos seguintes: 12º ano de escolaridade concluído; mais de 23 anos e aprovação em provas especialmente adequadas; ou titularidade um Curso de Especialização Tecnológica ou outro grau de Ensino Superior.
As candidaturas a mestrados e pós-graduações encontram-se igualmente a decorrer, com 469 vagas para 20 cursos de mestrado e 150 vagas para pós-graduações, em alguns casos na modalidade de ensino à distância.