| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

11 de julho de 2018

COM SESSENTA PARTICIPANTES
Experiências (g)Astronómicas promovem produtos endógenos

Os produtos endógenos, a comunhão com a natureza e a sustentabilidade ambiental foram os temas em destaque na III edição das Experiências (g) Astronómicas, organizadas pela Câmara de de Proença-a-Nova e pelo Centro Ciência Viva da Floresta, e que aliou a astronomia à bio e geodiversidade, no dia 30 junho.
O espaço exterior do Hotel da Catraia foi o local de receção dos cerca de 60 participantes e dos oradores, iniciando-se a atividade com as apresentações de Helena Sant’Ovaia, do Instituto de Ciências da Terra (da FCUP) e de Luísa Ferreira Nunes, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco.
O grupo seguiu depois para a aldeia de Carregais para visitar o museu da Fundação e degustar um lanche beirão. Daí rumou-se ao Casalinho da Ribeira, onde o grupo foi surpreendido com um apontamento musical, após o qual se seguiu o jantar servido pela equipa do chef Rui Lopes, com as estrelas e a lua a iluminarem as degustações servidas.
A comunhão com a natureza foi o elemento que ligou os diversos momentos do evento, que aconteceu sempre ao ar livre, destacando-se a vivência rural, onde o coelho e o javali, fruto da caça, o barbo da pesca no Rio Ocreza, e outros produtos endógenos como a cereja e o limão, fizeram parte do menu.
Seguiram-se as restantes apresentações com Domingos Barbosa (Universidade de Aveiro), José Matos (FISUA) e Miguel Gonçalves, comentador de ciência e coordenador da Sociedade Planetária. A noite terminou com a habitual visita guiada ao céu, na divertida comunicação do José Matos e acompanhada de uma infusão ou café.
A literatura e o cinema serão o mote da edição 2019 destas Experiências (g) Astronómicas, sendo que, já este ano, entre cada prato, foram lidos pequenos excertos de obras portuguesas onde o mundo rural é protagonista que remetem para a natureza e os animais.

11/07/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video