| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

11 de julho de 2018

NA PÓVOA DE RIO DE MOINHOS
Moinhos são o cartaz no novo festival

Póvoa de Rio de Moinhos estreia, entre sexta-feira e domingo, o Festival dos Moinhos, que vem substituir a feira medieval que se realizava na União Das Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, dando assim continuidade à alteração que está a ser dinamizada pela Câmara de Castelo Branco, no que se refere aos certames realizados no Concelho, sob o chapéu Castelo Branco – Natureza, Sabor e Cultura.
Na apresentação do certame, o presidente da Câmara, Luís Correia, recordou que “na Póvoa de Rio de Moinhos temos feito uma feira medieval, mas no âmbito da reestruturação que está a ser feita, também aqui alteramos e deixamos de ter a feira medieval, na pers- petiva de valorizar o que a Pó-voa tem de melhor, como a paisagem, o Rio Ocreza e os moinhos e os moleiros que ali existiram”.
Luís Correia realçou que “julgamos que temos aqui um forte motivo paras as pessoas visitarem a Póvoa de Rio de Moinhos”, tanto mais que “este é um festival que vai estar ao lado de uma das paisagens mais bonitas que temos, que é a Barragem de Santa Águeda”.
O autarca acrescentou que “aqueles moinhos têm história” e revelou que “queremos virar este festival para a promoção turística”, de modo “a mostrara a natureza e dar oportunidade às pessoas de desfrutar dela”.
Posição que também é sustentada pelo presidente da União das Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, João Paulo Martinho, para quem o Festival dos Moinhos “pretende ser um espaço de animação e dar a conhecer a quem nos visita, os moinhos, não só na Póvoa de Rio de Moinhos, mas mesmo em Caféde, porque os moinhos existem ligados a dois cursos de água, que são a Ribeirinha e o Rio Ocreza”.
O Festival dos Moinhos tem início sexta-feira, 13 de julho, às 18 horas embora a inauguração esteja marcada para as 19 horas, seguindo-se, às 19h30, um momento musical com mos Cantares da Aldeia, enquanto às 19h45 é inaugurada a exposição didática O Mundo do Moinho. Às 20 horas começa uma arruada com os Bombos Vicentinos e às 22 horas atua a Estudantina Académica de Castelo Branco, com a festa a continuar pela noite dentro, como DJ Mastikshine.
Sábado, 14 de julho, as atividades começam às oito horas, com o 1º Passeio Pedestre Rota dos Moinhos e das Azenhas, sendo que o Festival abre portas às 11 horas. Às 14 horas, na Zona de Lazer do Largo da Devesa, na Póvoa de Rio de Moinhos, começa o torneio de malha Atira a mó, derruba o ro- dízio, sendo que as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrónico festival moinhos.povoaecafede@ gmail.com ou do telefone 272 437134. A partir das 15 horas, decorre o concurso de cake design O meu moinho é uma doce obra d’arte. A animação musical chega às 22 horas, com a atuação do Oásis Trio e a partir das meia noite a festa continua com o DJ Rui Sargento.
Domingo, 15 de julho, às oito horas começa a 1ª Descida de Carrinhos de Rolamentos Moinhos Abaixo, com as inscrições, que incluem participação, seguro e almoço, a custarem oito Moinhos e a poderem ser feitas através do telefone 272437134 ou do telemóvel 934550257. O Festival abre às 11 horas e às 11h30, na Casa da Cultura da Póvoa de Rio de Moinhos, estreia Conhecer a tradição – Viajar pela levada – Viver o Moinho. Às 15 horas começa a arruada seguida de concerto da Sociedade Filarmónica de Tinalhas e às 21 horas atua a banda Estilus, com o Festival dos Moinhos a terminar à meia noite.
António Tavares

11/07/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video