| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

11 de julho de 2018

Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...

População e Desenvolvimento – Temos um território em vias de desertificação. Por ausência de população. Por falta de gente.
Temos uma população envelhecida. Não há jovens nem crianças. Temos aldeias onde já não vive ninguém com menos de 50 anos. Temos freguesias em que a média de idades está acima dos 55.
Não é uma situação isolada do nosso Concelho. Há situações semelhantes na nossa e noutras Comunidades Intermunicipais. Que fazer? Como alterar a situação? Como atrair e fixar? - são questões que preocupam alguns autarcas, responsáveis políticos e dirigentes de associações. O problema é que já não há respostas satisfatórias. A médio prazo não haverá sequer trabalhadores nem cuidadores, para assegurar a manutenção dos lares de terceira idade.
O Dia Mundial da População – efeméride que hoje se assinala – é um bom pretexto para desafiar os responsáveis políticos para a necessidade de equacionar o problema. E para lembrar que é preciso abordar a questão dos refugiados e dos migrantes numa outra perspetiva. Para encarar o acolhimento e a inserção a pensar no futuro. Precisamos de novas famílias. De novos povoadores…
Foi a pensar na necessidade de planear as questões da demografia e do desenvolvimento dos países que a ONU instituiu o Dia. Planear as questões da População e do Desenvolvimento… A verdade, no entanto, é que muitos países, como é o caso de Portugal, nunca conseguiram definir políticas coerentes. E o inverno demográfico atingiu-nos.
Esta semana, o Estado da Nação vai estar em análise, na Assembleia da República. Não são expectáveis surpresas. O Governo vai dizer que, apesar das dificuldades, o País vai no bom caminho e que as políticas quer económicas, quer sociais, estão a ter êxito e a Oposição vai dizer que está tudo pelas ruas da amargura e a caminhar a passos largos para o abismo. Possivelmente as questões da emigração, dos refugiados e da desertificação do Interior também virão à baila… porque vem aí o verão, os emigrantes e com eles o renascer de algumas aldeias. O Estado da Nação altera-se e, com as romarias, até renasce a esperança!...
Bom seria que no debate sobre o Estado da Nação estes problemas viessem ao de cima. A BEM DA NAÇÃO!

11/07/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video