Terminada a formação de tecelagem arranca a de costura
As noções de debuxe e as componentes do tear e as suas funções foram as competências adquiridas pelas 16 formandas que participaram na formação em Noções de Debuxo e Tecnologia dos Equipamentos e Acessórios de Tecelagem.
Promovido pelo projeto Promover e Integrar – CLDS 3G de Proença-a-Nova, em parceria com a entidade formadora CEARTE - Centro de Formação Profissional do Artesanato, de Coimbra, a ação de formação decorreu nos meses de fevereiro e março, num total de 50 horas. Os objetivos da formação consistiram em definir as funções do debuxo e identificação dos esquemas e símbolos utilizados na sua representação gráfica, identificação das estruturas fundamentais, definição de módulo, avanço e alinhavo, executar exercícios para estudo de efeitos com base na estrutura e na cor. Identificar e caraterizar os componentes e assessórios do tear. Desta ação, inserida no Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação e destinada a desempregados, resultou a elaboração de diversos tapetes e outras peças.
Neste momento decorrem as inscrições para a formação de costura que arranca este mês.
Este curso é também uma iniciativa do Projeto Promover e Integrar CLDS 3G, em parceria com a CEARTE, e destina-se a desempregados até 65 anos com habilitação mínima equivalente ao 12º ano. Os objetivos passam por planear, elaborar e executar o plano de corte e realização de peças na máquina de ponto preso e orlar. Todos os inscritos têm direito a subsídio de alimentação e está limitado a 20 formandos. As inscrições decorrem no Gabinete de Ação Social do Município.